Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Roda Viva

por Otávio Neto

Familiares, mas em palanques opostos

Histórias de intrigas familiares são emblemáticas no Piauí, mas nem por isso deixam de chamar atenção sempre que aparecem

30/04/2024 às 13h33

30/04/2024 às 13h39

As intrigas familiares por conta da política partidária não é algo novo. Histórias desse tipo são emblemáticas no Piauí, mas nem por isso deixam de chamar atenção sempre que aparecem. Nesse momento de pré-campanha, os casos começam a brotar de Norte a Sul do Estado. Em Bom Jesus, Nestor Elvas, do MDB, que tenta a reeleição, vai enfrentar o primo, Marcos Elvas, do União Brasil, que se articula para ser candidato único da oposição. Já em Parnaíba, a briga familiar entre Gracinha Mão Santa e Zé Filho também colocou os primos em palanques opostos. Gracinha aposta em Francisco Emanoel para a sucessão de Mão Santa, enquanto Zé Filho estará com o candidato governista Dr. Hélio. 

Irmãos, mas política à parte

Em Campo Maior, a disputa é entre os irmãos Joãozinho Félix e Antônio Félix. Na eleição de 2020, Joãozinho Félix encabeçou uma chapa de oposição. O irmão, por outro lado, indicou a esposa, Cíntia Melo, para a vice de Professor Ribinha, que buscava a reeleição, mas acabou derrotado. Nesse ano, a disputa entre os irmãos deve se repetir. Joãozinho vai buscar o segundo mandato consecutivo; Antônio estará no palanque de Paulo Martins. 

Educação na pauta

 - ()

O pré-candidato a prefeito de Teresina, Tonny Kerley, do Novo, fez críticas a forma como o prefeito Dr. Pessoa toca a educação da capital. Nessa segunda-feira (29), durante gravação do quadro Gestão The, que será veiculado no programa O Dia, da O Dia Tv, ele apontou as propostas que irão constar no seu plano de governo para o setor e analisou o cenário entre Sílvio Mendes e Fábio Novo, que lideram as intenções de votos. 

A tríade de Dr. Pessoa

A liderança de Dr. Pessoa na Câmara, enfim, foi definida. Após três semanas, o vereador Luís André (PL) topou. Ele sabe que a missão será árdua e expressou isso ao prefeito. É tanto que a articulação política inovou e resolveu criar uma espécie de conselho formado por três vereadores. Luís André estará à frente, mas com o suporte de Allan Brandão (PRD) e Markim Costa (PSD) na defesa do Palácio. 

Como vota o deputado

As votações na Assembleia Legislativa ocorrerão a partir de agora em um painel eletrônico que está sendo instalado na Casa. O plenário está em reforma e deve ser reinaugurado com essa novidade. Os deputados receberão hoje um treinamento para aprender a votar no novo sistema. Um módulo será instalado nas bancadas dos parlamentares para a votação, o que será validado por meio de biometria. A dúvida: Quando o voto for secreto? Os técnicos garantem que não será possível identificar como votou cada deputado.

Duas pesquisas, dois resultados

Pesquisas eleitorais divulgadas no intervalo de dois dias e com resultados totalmente opostos sacudiram o cenário político no município de Sigefredo Pacheco, no Norte do Estado. O grupo político do prefeito Murilo Bandeira (PT), que vai buscar a reeleição, divulgou pesquisa em que ele aparece com 56,67% dos votos contra 28,33% do candidato de oposição. Em 48h, o grupo do pré-candidato da oposição, Paulo Henrique (MDB), divulgou uma outra pesquisa em que ele lidera a disputa com 46,33% contra 39,67% de Murilo. Os dois levantamentos, destaque-se, foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

*A Coluna Roda Viva é publicada originalmente no jornal O Dia.