A partir desta segunda-feira (18), a Gerência de Vigilância Sanitária (GEVISA) da Fundação Municipal de Saúde (FMS) inicia uma campanha educativa e de fiscalização em Teresina para orientar consumidores e comerciantes sobre os cuidados com os alimentos mais consumidos na Semana Santa. A ação segue até o dia 27 de março e inclui a fixação de cartazes informativos em supermercados, hipermercados, atacadistas, mercados, mercadinhos e peixarias.
A gerente da Gevisa, Larisse Portela, explica que a campanha visa garantir que os consumidores comprem alimentos seguros e de qualidade, evitando doenças e protegendo a saúde da população. É uma orientação imprescindível para que a população conheça os critérios para adquirir alimento seguro, com requisitos de qualidade, em bom estado de higiene e conservação. Isso evita adoecimento e protege a saúde dos teresinenses”, destaca.
A Gevisa recebe entre 30 e 50 denúncias mensais sobre alimentos e apura mais de 95% delas. A maioria das denúncias ainda está relacionada a padarias, mas a Gevisa reforça que a fiscalização é feita em todos os tipos de estabelecimentos que vendem alimentos.
Em caso de irregularidades, os consumidores podem denunciar pelo telefone 3215-9102 ou pelo e-mail GEVISA. http://www.gevisa.fms.pmt.pi.gov.br/
Orientações para os consumidores:
Observe o estado do estabelecimento: Certifique-se de que o local esteja limpo e organizado, com as bancadas limpas.
Verifique a embalagem dos produtos: A embalagem do ovo deve estar íntegra e com data de validade legível. As latas não podem estar amassadas.
Preste atenção aos produtos frescos: O peixe fresco deve estar coberto por gelo, com as guelras avermelhadas, carne firme e sem sinais de descongelamento.
Fique atento aos produtos congelados: O produto congelado não pode ter nenhum sinal de descongelamento.
Pescados: Evite comprar pescados com odor forte, olhos opacos e carne mole.
Ovos: Observe se a casca do ovo está íntegra e sem rachaduras
Laticínios: Verifique a data de validade e se o produto está armazenado sob refrigeração adequada.
Ao seguir essas orientações, os consumidores podem garantir a compra de alimentos seguros e de qualidade para a Semana Santa. A Gevisa ressalta a importância da colaboração da população para a manutenção da saúde pública.