Portal O Dia

Pessoas com 25 anos já podem apresentar sintomas de Alzheimer; veja quais

O Alzheimer é geralmente diagnosticado a partir dos 65 anos, mas estudos recentes apontam que pessoas com histórico da doença na família podem apresentar sinais bem antes do previsto. Nos Estados Unidos, um estudo realizado pela Universidade do Arizona apontou que a partir dos 25 anos, pessoas com esse histórico já podem apresentar alguns sintomas como perda de memória e dificuldade no aprendizado.

A avaliação de pessoas com 25 anos parentes de primeiro ou segundo grau de pessoas diagnosticadas com Alzheimer constatou que mesmo 40 anos antes do que geralmente costuma aparecer os sinais, os jovens já podem apresentar os principais sintomas como o fácil déficit de atenção, pouca retenção de aprendizado e memória curta. O estudo apontou ainda que esse efeito atinge mais homens, pessoas de baixa escolaridade, diabéticos ou portadores de qualquer outra doença genética.

Reprodução/Freepik
Pessoas com 25 anos já podem apresentar sintomas de Alzheimer

O diagnóstico precoce do Alzheimer pode ser benéfico, visto que a doença não tem cura, o paciente pode investir em amenizar e retardar os efeitos que ela pode trazer quando estiver com idade mais avançada. Confira formas de prevenir e retardar o Alzheimer:

Essas estratégias podem contribuir para a prevenção ou retardamento do Alzheimer. É sempre importante consultar profissionais de saúde para obter orientações personalizadas e detalhadas sobre a prevenção do Alzheimer com base no histórico médico individual.

_________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.