Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Yasmin Brunet é diagnosticada com lipedema; saiba o que é a doença

Em entrevista, a modelo Yasmin Brunet revelou sofrer de lipedema, uma doença vascular crônica que causa dores, desconforto e inchaço nos membros inferiores.

25/04/2024 às 09h32

25/04/2024 às 10h45

A modelo Yasmin Brunet revelou, nesta quarta-feira (24), em entrevista ao Programa Encontro, que foi diagnosticada com lipedema. Segundo a ex-BBB, a doença foi descoberta pouco antes do início do programa e fez com que ela sentia muitas dores e desconforto, além de provocar inchaço nos membros inferiores.

"Lá, ficou horrível. Eu sentia muita dor, desconforto e pressão. Minha perna ficou gigante. Quando saí, encontrei um médico incrível que está me ajudando muito", disse Yasmin Brunet, durante a entrevista.

Yasmin Brunet é diagnosticada com lipedema - (Reprodução/Instagram) Reprodução/Instagram
Yasmin Brunet é diagnosticada com lipedema

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), o lipedema é uma doença vascular crônica e progressiva caracterizada pela deposição anormal de gordura em membros inferiores, como culotes, quadris, coxas e pernas, e, às vezes, pode acometer também membros superiores.

Atinge quase que exclusivamente mulheres e tem início na puberdade. Diferente da obesidade, a gordura do lipedema pode ocasionar a formação de nodulações no subcutâneo, além de ter um componente inflamatório importante.

O acúmulo de gordura nos membros inferiores é um indicativo importante de lipedema, especialmente quando há certa desproporção entre a parte inferior e superior do corpo. De acordo com especialistas, o lipedema pode acometer também os braços, mas poupa mãos, pés e o tronco.

O lipedema atinge quase que exclusivamente mulheres - (Reprodução/Instagram) Reprodução/Instagram
O lipedema atinge quase que exclusivamente mulheres

Entre as queixas mais frequentes estão: dor (principalmente com o toque), dificuldade de mobilidade, inchaço e hematomas frequentes. Pode haver associação com outras doenças, como insuficiência venosa crônica, linfedema e obesidade. Segundo a SBACV, um sinal típico é o acúmulo de gordura na região do tornozelo.

O tratamento do lipedema depende do diagnóstico clínico e envolve uma abordagem multidisciplinar, envolvendo médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outras especialidades. A alimentação também é uma parte essencial no tratamento do lipedema, pois pesquisas apontam que a inflamação também está relacionada ao consumo de determinados alimentos.

Pacientes com lipedema podem ter dificuldades de mobilidade e dor, além de sofrer impactos significativos no aspecto psicossocial. Isso decorre não só das dificuldades no diagnóstico, mas também da percepção pessoal da própria imagem corporal. Portanto, o suporte psicológico, incluindo a psicoterapia, desempenha um papel fundamental no acompanhamento desses pacientes.

____________________________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.