Portal O Dia

125 cidades do Piauí entram em alerta para baixa umidade; veja lista

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta amarelo para 125 municípios do Piauí devido à baixa umidade do ar, com início previsto para as 12h desta sexta-feira (20). O alerta vai até as 19h do mesmo dia, quando a umidade relativa do ar deverá variar entre 20% e 30%. Enquanto isso, a região Sudoeste do Piauí também enfrenta outro risco, com alerta de chuvas intensas para

dezesseis municípios.

Assis Fernandes/O Dia
125 cidades do Piauí entram em alerta para baixa umidade; veja lista

Durante o período do alerta de baixa umidade, a orientação é que a população se hidrate adequadamente e evite atividades físicas nas horas mais secas do dia. Além disso, deve-se reduzir a exposição ao sol, especialmente nas horas de pico de calor. O INMET também recomenda atenção ao risco de incêndios, uma vez que a baixa umidade facilita a propagação do fogo.

Reprodução
125 cidades do Piauí entram em alerta para baixa umidade; veja lista

Além do alerta de baixa umidade, a região Sudoeste do estado também está sob alerta para chuvas intensas. O aviso, com grau de severidade de "perigo potencial", começou às 9h45min de 20 desta sexta-feira (20) e segue até as 10h do sábado (21). As chuvas podem variar entre 20 e 30 mm/h, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. O INMET alerta para os riscos de alagamentos, quedas de galhos e cortes de energia elétrica, além do perigo de descargas elétricas.

Em ambos os casos, o INMET aconselha que a população entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) para mais informações e orientações. As autoridades reforçam que seguir as orientações de segurança é essencial para minimizar os impactos das condições climáticas no estado.

Confira as cidades com alerta de baixa umidade

Confira as cidades com alerta de chuvas intensas


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.