O Estado do Piauí registrou um total de 50 mortes violentas durante o último mês de maio. É o que aponta um levantamento estatístico feito pela Secretaria de Segurança Pública divulgado na noite desta quinta-feira (01). Significa dizer que a cada dois dias, três pessoas foram mortas no Estado. Apesar do número ainda ser considerado preocupante, houve uma redução de 32,43% em nas mortes violentas em relação a maio de 2022, quando o Piauí contabilizou 74 ocorrências.
Leia também: Piauí registrou mais de dois assassinatos por dia em 2022; maior número em oito anos
De acordo com a Secretaria de Segurança, a principal redução aconteceu em Teresina, onde foram registradas 17 mortes violentas. Em comparação com maio de 2022, a diminuição neste tipo de ocorrência foi de 22,73%. No mesmo mês do ano passado, o Estado registrou 22 mortes violentas.
Já no interior, foram registradas 52 mortes violentas em 2022. Em 2023 esse número caiu para 33, o que representa uma redução de 36,54%.
Para o secretário estadual de Segurança, Chico Lucas, os números são resultados do aperfeiçoamento de processos diários que envolvem a investigação de crimes. “Temos também o trabalho ostensivo nas ruas, além da ampliação das operações policiais na capital e no interior. Isso tudo tem sido significativo para essa redução”, disse. O gestor lembra que esta é a primeira vez desde 2018 que o Piauí reduz a quantidade de homicídios para a casa das 50 ocorrências em um mês.