A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) do Piauí lançou, nesta segunda-feira (10), o projeto Clube de Leitura, com o objetivo de formar leitores, incentivar o hábito da leitura e ampliar o universo de conhecimento dos estudantes da rede pública. O lançamento ocorreu durante a 22ª Edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí, em Teresina.
O projeto, que inclui a leitura e produção de texto como componentes curriculares da disciplina de Língua Portuguesa, será implementado em todas as escolas da rede pública do estado. Além de fomentar o hábito da leitura entre os alunos, o Clube de Leitura visa também a capacitação de professores, que desenvolverão planos de aula e metodologias específicas para a implantação do projeto nas escolas.
Durante o evento de lançamento, foram distribuídos 10 mil cheques-livros, cada um no valor de R$ 20, para os estudantes da Seduc. Esta iniciativa visa facilitar o acesso dos jovens piauienses ao mundo literário, incentivando a leitura e a escrita durante o Salipi.
LEIA TAMBÉM
Revitalização de bibliotecas e fomento à projetos literários
De acordo com a Seduc, o Clube de Leitura também tem como objetivo revitalizar bibliotecas e salas de leitura nas escolas. Para isso, será oferecida aos alunos uma plataforma com um acervo de livros digitais, disponibilizados através de um termo de cooperação com a Verisoft, por meio dos aplicativos Aya Ensinah e Aya Kids. Além disso, uma parceria com o Google permitirá o desenvolvimento de uma plataforma para diagnóstico da fluência e compreensão leitora dos estudantes.
O projeto inclui ainda a publicação de um edital de fomento para que as escolas possam fortalecer seus projetos literários atuais e promover saraus culturais. Haverá também uma chamada pública para a aquisição de novas obras literárias para as bibliotecas escolares, enriquecendo o acervo disponível para os estudantes.
Dalila Santana, estudante do Centro de Ensino de Tempo Integral Joel Ribeiro, compartilhou sua experiência com o projeto de leitura “Lendo e Aprendendo” desenvolvido na sua escola. Segundo Dalila, o projeto tem sido um incentivo significativo para os alunos, despertando o interesse pela leitura e auxiliando na preparação para a redação do Enem.
“Nosso projeto começou em 2023 e estamos fazendo um rodízio de obras literárias que abordam temas atuais como inclusão, preconceito, superação, riquezas humanas, poder e revolução. Isso proporciona conhecimento sobre diferentes assuntos, facilitando a realização da redação do Enem”, afirmou a estudante.
__________________________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.