Nesse ano de 2024 o Piauí apresenta um aumento significativo dos casos de dengue quando comparado ao mesmo período do ano passado. Conforme informado no boletim epidemiológico pela Secretaria de Saúde do Piauí (SESAPI) na noite desta quinta-feira (29), o estado apresenta um aumento de 33,3% do número de casos confirmados até agora.
De acordo com os dados divulgados, o Piauí atualmente conta com um total de 646 casos de dengue confirmados em todo o estado. No mesmo período no ano de 2023, 67 municípios apresentava notificações para a doença, enquanto que nesse ano, o estado conta com notificações em 79 cidades.
No Piauí, a capital é a cidade que mais conta com casos de dengue com 484 acometimentos da doença. Em seguida está a cidade de Bom Jesus com 161 casos, Currais com 138, Ribeiro Gonçalves com 63 e Guadalupe com 50. Em relação à incidência por 100.000 habitantes, a cidade de Currais ganha destaque com um número de 2.770.
LEIA TAMBÉM
Brasil atinge 1 milhão de casos
O Brasil atingiu a marca de 1 milhão de casos de dengue, segundo dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde desta quinta-feira (29), chegando a ter um crescimento de 200%. Até o momento, 214 mortes foram confirmadas desde janeiro e 687 seguem em investigação. Em 2023, foram 149 óbitos entre as semanas 01 e 08. O crescente número de casos já preocupa órgãos responsáveis pelo combate da doença.
Com o aumento dos casos, sete estados brasileiros (Acre, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo) juntamente com o Distrito Federal decretaram estado de emergência em saúde pública devido à proliferação da dengue. Em resposta, o Ministério da Saúde anunciou a organização de um dia nacional de mobilização contra a doença, agendado para o próximo sábado, 2 de março, visando conter sua propagação.
No Piauí, o dia D de mobilização contra a dengue acontece nesta sexta-feira (1) na Unidade Escolar José Pereira da Silva no Parque Brasil II e seguirá com ações de mobilização social em todos os municípios.