O desembargador Sebastião Ribeiro Martins foi eleito, nesta segunda-feira (22), para a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) no biênio 2024-2026. O novo presidente assume o cargo pela primeira vez e irá presidir as eleições municipais deste ano no estado.
Anteriormente, em 2018, Sebastião ocupou a função de vice-presidente da corte, renunciando em 2019 para comandar o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) até 2020. À época, o TRE-PI era presidido por Francisco Paes Landim Filho.
LEIA TAMBÉM
Em reunião realizada na sede do TJ-PI na manhã desta segunda, o colegiado do órgão aclamou ainda o desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas como o vice-presidente da Justiça Eleitoral piauiense. A posse de ambos acontecerá no dia 8 de abril.
Os eleitos irão substituir os desembargadores Erivan José da Silva Lopes, presidente, e José James Gomes Pereira, vice-presidente do TRE-PI, empossados no início de 2022 e que conduziram as eleições gerais daquele ano no Piauí.
“É um magistrado sereno, muito tranquilo, com vasta experiência tanto na jurisdição, quanto na administração. Já foi corregedor eleitoral, corregedor de Justiça, presidente do TJ. Tem todos os predicados para fazer uma excelente gestão”, declarou o atual presidente da corte eleitoral sobre seu sucessor.
Eleições municipais no Piauí
As 224 cidades do Piauí realizarão em outubro eleições para as respectivas prefeituras municipais e Câmaras de Vereadores. À exceção de Teresina, que conta com segundo turno na disputa majoritária, os demais municípios escolherão seus gestores apenas em primeiro turno.
Em Teresina, três grupos despontam na corrida pelo Palácio da Cidade. O prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) buscará a reeleição em meio a uma polarização indicada pelas pesquisas de intenção de votos entre duas pré-candidaturas de oposição, uma liderada pelo ex-prefeito Silvio Mendes (União Brasil) e outra pelo deputado Fábio Novo (PT).
Já em Parnaíba, o prefeito Mão Santa (União Brasil) cogita lançar o secretário municipal de Fazenda, Gil Borges, e o empresário e presidente da Fecomércio no Piauí, Valdeci Cavalcante; este último teria ainda o apoio do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas.