A chuva que caiu em Teresina, nos últimos dias, deixou famílias desabrigadas no Residencial Dilma Rousseff, na zona Norte da capital. Algumas casas foram invadidas pela água, causando prejuízo e trazendo preocupação com a chegada do período chuvoso. A Defesa Civil municipal foi acionada e realizou o monitoramento da área.
Segundo o órgão, atualmente, Teresina possui 56 áreas de risco. Destas, 26 são consideradas pontos críticos. No Residencial Dilma Rousseff, as casas encontravam-se deterioradas devido ao grande volume de chuva registrada em Teresina na noite da segunda-feira. Muitos imóveis encontravam-se com risco de desabamento e muros danificados, colocando em risco a vida das famílias.
A equipe da Defesa Civil fez a vistoria no local com sinal de alerta, isolou as áreas de risco e adotou medidas com o intuito de diminuir os danos. O gerente de operações, Marcos Rolf, citou que a equipe fez um levantamento das casas e as famílias atingidas pela chuva foram direcionadas para a Saad Norte. Lá, elas serão atendidas pela Assistência Social e encaminhadas ao programa Cidade Solidária, que atende famílias desabrigadas.
Municípios do Piauí estão sendo monitorados
As chuvas registradas nas últimas semanas de dezembro de 2023 também causaram grandes transtornos e prejuízos materiais à população dos municípios de Assunção do Piauí e Currais. Os incidentes envolvem episódios de chuvas e rompimento de paredes de barreiros, fazendo com que as diretorias de Prevenção e Mitigação, Resposta, Engenharia e Recursos Hídricos da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec) adotassem um protocolo de vistorias para atender essas cidades.
O diretor de Prevenção e Mitigação, Werton Costa, destacou que equipes foram enviadas aos municípios para construírem um relatório técnico, que deve ser encaminhado ao gabinete de crise o mais rápido possível.
O gabinete de crise é composto pela Secretaria de Governo; Secretaria de Estado da Defesa Civil; Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc); Corpo de Bombeiros Militar do Piauí; e Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra).
A Defesa Civil reforça que, em casos de emergência, é importante seguir as orientações da Defesa Civil local e do plano de contingência municipal.
Defesa Civil Municipal - 199
Corpo de Bombeiros - 193
Defesa Civil Estadual - (86) 99495-9620.