Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vai chover hoje (04) em Teresina? Confira a previsão do tempo

De acordo com o INMET, há a possibilidade de chuvas isoladas pela noite, com muitas nuvens isoladas; mínima prevista para hoje é de 25º e a máxima, de 35º.

04/01/2024 às 08h35

O período chuvoso na capital começou a dar seus primeiros sinais no início deste mês de janeiro. E para esta quinta-feira (04), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), há a possibilidade de chuvas isoladas especialmente pela noite, com muitas nuvens isoladas. A mínima prevista para hoje é de 25º e a máxima, de 35º.

Chuvas em Teresina. - (Jailson Soares/O Dia) Jailson Soares/O Dia
Chuvas em Teresina.

Ainda durante a tarde, poderá ser registrada a incidência de ventos, de fraca a moderada intensidade. Já para esta sexta-feira (05), o céu ficará mais encoberto por nuvens, e pode ter a ocorrência de chuviscos na cidade. 

Maior parte do Estado (incluindo a capital) tem previsão de chuvas para esta quinta (04). - (Reprodução / INMET) Reprodução / INMET
Maior parte do Estado (incluindo a capital) tem previsão de chuvas para esta quinta (04).

Já para o interior do estado, a previsão é de que as municípios do litoral, parte da região Norte e do Centro-Sul do Piauí registrem a incidência de chuvas, de menor proporção. No extremo sul do Estado, as precipitações pluviométricas poderão ser mais intensas, com a possibilidade de ventos intensos (40-60 km/h).

Chuvas podem se intensificar em abril, após fim do El Niño

O fenômeno climático El Niño deve persistir até abril de 2024, é o que aponta a organização meteorológico mundial (OMM). O climatologista Werton Costa comenta que o El Niño é conhecido no Nordeste por ter uma relação direta com a supressão, ou seja, extinção da água, principal ativo da região.

Essa ocorrência foi registrada, de maneira intensa, em 1996 e 1997, e em 2015 e 2016. Entretanto, em 2023, a mudança climática chamou atenção de especialistas e pesquisadores.

Nós temos hoje uma combinação extremamente perversa para a agricultura: o El Niño, que é um fenômeno que tende a suprimir a entrada do canal de umidade, e as mudanças climáticas. O resultado disso é que, as temperaturas que já eram elevadas no El Niño, são potencializadas. E o volume de chuvas, que já é suprimido, também é potencializado. Isso dá margem, a algo extremamente perigoso, do ponto de vista do risco, pois embora possa diminuir a chuva e aumentar o calor, esta combinação proporciona a formação de eventos severos ou extremos, ou seja, seca extrema acompanhada de chuva extrema, muito danoso para a sociedade

Werton CostaClimatologista
Werton Costa, climatologista. - (Assis Fernandes/O Dia) Assis Fernandes/O Dia
Werton Costa, climatologista.

Os grandes centros de pesquisa já discutem o retorno precoce da La Niña, responsável pela chuva. Porém, chama-se atenção para o volume acima da média, que pode causar prejuízos às cidades sem estrutura. Por isso, faz-se necessário que o poder público, tanto em âmbito municipal, estadual e federal, invistam no monitoramento desses fenômenos, assim como em sistemas de alerta e em infraestrutura de drenagem, sobretudo nas cidades que não possuem estrutura hídrica adequada.