O MDB projeta sair da eleição municipal deste ano com 60 prefeitos eleitos no Piauí. Um passo importante para bater a meta foi dado nesta segunda-feira (18) com um ato de filiação no diretório regional. A três semanas para o fechamento da janela partida, o MDB filiou 12 prefeitos de mandatos e cerca de 30 pré-candidatos a prefeitos, assim como pré-candidatos a vice-prefeitos e vereadores.
O senador Marcelo Castro, presidente regional da sigla, explicou que o MDB tem a tradição de eleger um grande número de lideranças no Piauí. Para ele, o evento de hoje reforça que o partido chega forte para disputar o pleito na capital e também no interior do estado e manter a tradição.
Castro analisou que ao final das eleições os gestores municipais estarão concentrados em apenas quatro partidos. Ele comentou que PT, MDB e PSD serão os mais fortes da base do governo, enquanto o Progressistas será a grande força da oposição.
“Está cedo ainda, mas o MDB está bem posicionado. No final das eleições, teremos quatro grandes partidos. Com o fim das coligações, partidos estão se fortalecendo e outros estão diminuindo. Acredito que o MDB vai ficar no meio desses quatro maiores partidos do Piauí”, declarou.
Na última eleição municipal, o MDB elegeu 35 prefeitos. Ao longo dos últimos três anos, no entanto, o partido filiou mais 11 gestores e chegou a 47 prefeitos. E agora passou dos 50 prefeitos.
Dr. Pessoa se manifesta após perder Republicanos
O Prefeito Dr. Pessoa reagiu duramente à manobra da cúpula do Republicanos para transferir o comando do partido para o grupo político do deputado Jadyel Alencar. Em Brasília, o presidente nacional da sigla, Marcos Pereira, transferiu o controle da legenda para a esposa de Jadyel, Aléssia Xavier, frustrando os planos do prefeito de disputar a reeleição pelo Republicanos.
A decisão da cúpula partidária favoreceu diretamente o deputado estadual Jeová Alencar, até então pré-candidato a prefeito. Na manhã desta segunda (18) Silvio Mendes anunciou o nome de Jeová como pré-candidato a vice em sua chapa.