Portal O Dia

Piauiense conquista nota máxima em redação do Enem e da UEMA

Dentre os seis estudantes piauienses que alcançaram nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, destaca-se Amiel Alencar, um jovem de 19 anos e aluno de uma escola privada em Teresina. Além de tirar mil na redação do exame, o jovem também foi aprovado com nota máxima no vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Seu objetivo é cursar Medicina.

Em entrevista ao O DIA, Amiel revelou sua rotina intensa de estudos. Chegava à escola às 7h e só saía às 22h, dedicando aproximadamente 15 horas diárias aos estudos. Durante os fins de semana, ele se concentrava em simulados, restringindo seus momentos de lazer.

“Tive muitas dificuldades com relação a estabelecer momentos de lazer, porque o estudo consome muito tempo. A maior parte da minha trajetória foi marcada pela intensificação dos estudos”, relata o estudante.

Reprodução/Whatsapp
Amiel Alencar tirou nota mil na redação do Enem e foi aprovado em 1º lugar na UEMA

A conquista de Amiel pode ser atribuída à sua abordagem estratégica no aprendizado para a redação do Enem. Ele enfatiza a importância de estudar por eixos temáticos, em vez de tentar prever o tema da redação. Essa metodologia o habilitou a abordar com confiança qualquer tema proposto. 

“O processo de aprendizado para a redação do Enem começou no início do ano. Muitas pessoas acreditam que é sobre adivinhar o tema, mas o segredo está em sistematizar o conhecimento em eixos temáticos. Assim, o aluno consegue ter um bom desempenho e não se assustar com qualquer temática que venha cair na prova”.

Amiel AlencarEstudante

Na redação do Enem, Amiel utilizou três referências socioculturais para discutir a invisibilidade do trabalho feminino, citando Milton Santos, Johann Wolfgang von Goethe e Émile Durkheim. “Iniciei com a Teoria das Cidadanias Mutiladas de Milton Santos, destacando a falta de reconhecimento dos direitos fundamentais das mulheres no Brasil. Depois, abordei Goethe e Durkheim, discutindo a valorização social do trabalho feminino e o papel do Estado em assegurar políticas públicas”, disse.

Amiel Alencar e sua família estavam confiantes em relação aos resultados, tendo em vista a sua dedicação aos estudos. “Estávamos cientes de que estávamos construindo algo grandioso. Confiamos que os resultados seriam positivos. Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”, conclui Amiel Alencar.

Aluna piauiense conquista a maior nota do Brasil no Enem 2023

A aluna piauiense Marina Monteiro conquistou o que muitos consideram um feito impressionante no Enem 2023. Ela alcançou a maior nota em matemática de todo o Brasil, com 958,6 pontos, acertando todas as 45 questões da disciplina, que é conhecida por ser um dos maiores desafios para os estudantes.

Reprodução/Whatsapp
Marina Monteiro tirou nota máxima em matemática

A comunidade educacional do Piauí, especialmente a escola onde Marina estudou, celebrou esse sucesso. Clemilson Martins, coordenador das turmas de pré-vestibular e do 3º ano do Ensino Médio na instituição de Marina, expressou seu orgulho pela conquista. “Alcançar 958,6 pontos em matemática é um feito histórico, que nos orgulha muito. Estamos em festa”, declarou Clemilson Martins.

A jovem também tirou 980 na redação do Exame Nacional, o que demonstra sua dedicação aos estudos. Nas redes sociais, ela compartilhou o feito e contou que já esperava pelo resultado positivo. 

No nordeste, Piauí lidera o número de notas máximas na redação do Enem 2023

No Piauí, seis candidatos tiraram a nota máxima na redação. Os estudantes piauienses que conseguiram atingir a nota mil fazem parte da rede privada. Na região Nordeste, o Piauí lidera o número de notas máximas, ao lado do Rio Grande do Norte. A nível nacional, o estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro e São Paulo. 

Na última edição do exame, os participantes tiveram que discorrer sobre “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”