Chuvas mais espaças e sensação térmica aumentando. Tem sido essa realidade de parte dos municípios do Piauí nos últimos dias. Quem mora no Sudeste do Estado tem percebido o calor subindo e esse aumento da temperatura se reflete nos números. Dados da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semarh) e do Instituto Nacional de Meteorologia apontam que o Piauí tem uma cidade entre as mais quentes do Brasil no começo desta semana.
Trata-se de São João do Piauí, que fica a 368 Km ao Sul de Teresina. Lá, os termômetros marcaram 38,2°C de máxima na última segunda-feira (13), o que tornou a cidade a mais quente do Piauí naquele dia.
Mas se a temperatura na cidade subiu na segunda, na terça-feira (14), ela atingiu níveis ainda maiores. Ontem, São João do Piauí chegou ao patamar de cidade mais quente do Brasil, tendo registrado máxima de 39,3°C, segundo o Inmet. Em seguida aparecem as cidades de Alto Parnaíba-MA (37,4°C), Correntina-BA (37,2°C), Cabrobó-PE (37°C), Itaobim-MG (36,9°C) e Brumado-BA (36,8°C).
Mas São João não é a única cidade piauiense a registrar altas temperaturas. Alvorada do Gurgueia, a 512 Km ao Sul da capital, onde se registrou temperatura de 36,6°C no começo da semana. Municípios como Canto do Buriti, Oeiras, Bom Jesus e Gilbués também figuram na lista dos mais quentes do Piauí nos últimos dias. Em Canto do Buriti, por exemplo, os termômetros marcaram máxima de 36,5°C na segunda (13), Oeiras chegou a 36,3°C e Bom Jesus, a 35,9°C.
A meteorologista da Semarh, Sarah Cardoso, explica que essa alta da sensação térmica se deve a um anticiclone de altos níveis que se formou sobre o Piauí. “Esse anticiclone joga o ar para baixo. Esse ar é forçado a se esquentar e ele evita a formação de nebulosidade e precipitação. Então ele traz essa sensação de calor, porque ele esquenta. O que explica cientificamente tanto calor em maio é a formação desse anticiclone em altos níveis”, diz.
Com relação às chuvas, somente o litoral piauiense deve ter precipitação nos próximos dias para amenizar o calor. Esta é a área de alerta para perigo de temporal, segundo a previsão da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Externos da Semarh. Já no que diz respeito ao acumulado de chuva, Ilha Grande do Piauí, Teresina e Barras são as cidades com os maiores volumes. Ilha Grande teve acumulado de chuva de 33mm; Teresina ficou em 23.6mm com a chuva que caiu na madrugada da terça-feira (14); e Barras acumulou 12mm.
A Semarh fez um alerta para os municípios onde deve haver alta de temperatura e diminuição da chuva nos próximos dias. É que à medida que o calor aumenta, diminui a umidade relativa do ar. Nos municípios onde se registraram as maiores temperaturas nos últimos dias (São João do Piauí, Alvorada do Gurgueia e Canto do Buriti), a umidade do ar deve cair para a casa dos 30%.
LEIA TAMBÉM
Teresina deve atingir os 37°C até o fim de maio
A sensação térmica na capital chegou a 34,2°C na segunda-feira (13) e até o fim de maio deve chegar a 37°C. É o que aponta a previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe. Conforme a projeção do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), as temperaturas em Teresina devem variar entre a mínima de 24°C e a máxima de 37°C nos próximos dias.
Para esta quarta-feira (15) as projeções apontam máxima de 33°C na capital piauiense. Esse patamar se mantém até a sexta-feira (17) e, no sábado (18), sobe para 34°C. No domingo (19), na segunda (20) e na terça-feira (21), a temperatura máxima se mantém na casa dos 34°C, mas na quarta-feira (22), ela sobe para 36°C e deve chegar a 37°C na última segunda-feira de maio (27).
______
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.