Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí está fora da lista de alerta vermelho de onda de calor e terá fortes chuvas

O Instituto alerta também para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos ou descargas elétricas

15/03/2024 às 13h01

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou um alerta vermelho de onda de calor e fortes tempestades que atingirá 24 estados do Brasil e o Distrito Federal. O Piauí está inserido na lista das cidades que poderão ser atingidas por chuvas intensas neste final de semana.

Em aviso publicado nesta sexta-feira (15), o Inmet avisou que a previsão é que Teresina receba Chuva com margem de 30 a 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e forte ventania que poderão chegar de 60 a 100 km/h. O Instituto alerta também para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos ou descargas elétricas.

Piauí está fora da lista de alerta vermelho de onda de calor e terá fortes chuvas - (Reprodução/Inme) Reprodução/Inme
Piauí está fora da lista de alerta vermelho de onda de calor e terá fortes chuvas

O Piauí ficará então fora do alerta vermelho de onda de calor. Desta vez, a onda de calor abrangerá boa parte do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, além do interior de São Paulo e de um pequeno trecho do noroeste do Rio Grande do Sul.

Além disso, conforme o Inmet, uma massa de ar quente e seco se deslocará sobre parte dos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Isso resultará em um alerta vermelho nessas regiões devido a uma onda de calor sufocante ao longo de toda a sexta-feira (15).

O que fazer em caso de chuvas fortes?

Alguns cuidados durante chuvas com grande intensidade podem preservar sua vida e evitar danos. Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.

Se estiver fora de casa, procure locais onde possa se abrigar, como lojas e outros locais cobertos que podem ser uma opção na hora de se proteger durante uma tempestade. Se estiver dirigindo e perceber que seu carro pode ser levado pela chuva, desligue-o, abandone o veículo e procure um local seguro para se abrigar.

______

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Ithyara Borges