A Fundação Municipal de Saúde (FMS) confirmou nesta quinta-feira (06) mais uma morte decorrente de complicações da Dengue em Teresina. A vítima é uma criança, mas o órgão não informou a idade nem o nome. Com a confirmação de mais este óbito, o número de mortes por dengue em Teresina em 2024 subiu para três. Em todo o Piauí já são 16 vítimas fatais da doença só neste ano. O maior número de casos se concentra no município de Bom Jesus.
Esta é a segunda criança vítima da dengue em Teresina desde o início do ano. No último mês de maio, o pequeno Rafael Lira, de 5 anos, morreu por conta de complicações da doença. Foi o primeiro óbito registrado na capital este ano. Quinze dias depois, sua mãe, a médica Laysa Geovanna Lira, também faleceu em decorrência da dengue na capital. O filho mais velho de Laysa precisou ser transferido para São Paulo também com suspeita de dengue.
Piauí confirmou mais quatro mortes por dengue nesta semana
Os números da Dengue são considerados preocupantes pelos especialistas. Isto porque o Estado já contabiliza mais de 11 mil casos prováveis da doença com um coeficiente de incidência de 345 casos a cada grupo de 100 mil habitantes. Pelos números da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Piauí ainda consta com 15 óbitos por dengue. A morte da criança confirmada ontem (06) pela FMS ainda não entrou no painel epidemiológico do Estado.
Nesta quinta (06), a Sesapi confirmou mais quatro mortes por dengue no Piauí. As vítimas tinham entre 12 e 55 anos e eram dos municípios de Floriano, Baixa Grande do Ribeiro e Bom Jesus. O total de óbitos já é quase quatro vezes maior que o registrado durante todo o ano de 2023. A cidade de Bom Jesus é a que apresenta a situação mais preocupante.
Conforme os dados da Sesapi, Bom Jesus tem 2.137 casos prováveis da doença e sete óbitos confirmados. Em seguida aparecem Teresina, com três óbitos; Baixa Grande do Ribeiro, com dois óbitos; e os municípios de Manoel Emídio, Esperantina e João Costa, cada qual com um óbito confirmado para a doença.
Pelos dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Teresina possui 4.153 casos notificados de dengue; 312 casos em investigação; 2.847 casos confirmados; 15 casos graves; três óbitos confirmados e uma taxa de letalidade de 0,35 para cada grupo de 100 mil habitantes.
Quais os principais sintomas da Dengue?
A Dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e articulares, náuseas, vômitos, erupções cutâneas e, em casos mais graves, hemorragias e choque. O tratamento da dengue geralmente envolve repouso, hidratação e, em casos mais graves, a internação para monitoramento de possíveis complicações.
A FMS faz um apelo à população teresinense para que fique atenta quanto aos criadouros de mosquito da dengue em sua casas e nos terrenos próximos. É necessário eliminar qualquer foco do Aedes aegypti, evitando o acúmulo de água parada em garrafas, pneus, lixo e vasos de planta. Teresina conta com agentes de endemia visitando as residências regularmente para verificar a existência de possíveis e os eliminar.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.