O deputado federal Flávio Nogueira (PT), coordenador da bancada do Piauí no Congresso Nacional, informou que a duplicação das BRs 343 e 316, nas entradas e saídas e de Teresina, e investimentos em saúde, são prioridades na hora de discutir o orçamento federal de 2024, em elaboração no Congresso Nacional. Nogueira explica que a saúde de municípios é muito dependente de emendas parlamentares e por isso, é preciso destinar um alto valor de recursos para o setor.
LEIA TAMBÉM
O parlamentar também comentou sobre a situação atual no relacionamento entre o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal. Nos últimos dias, o Senado tem aprovado medidas criticadas pelo Judiciário. A tensão tem sido elevada. Ao O DIA, Flávio Nogueira afirmou que a responsável pelo “desarranjo” entre os dois poderes é a exacerbação que existe no Judiciário e criticou as decisões monocráticas de ministro da Corte Superior.
“O Legislativa legisla e o Judiciário julga com base nas leis e avalia se as leis são constitucionais. Mas não é razoável que uma decisão monocrática, sem urgência, derrube uma lei aprovada no Congresso, por 513 deputados, 81 senadores e sancionada pelo presidente da República”, reclama o deputado, explicando que o Legislativo procura fortalecer o plenário do STF e impedir que um ministro tenha tanto poder concentrado nas suas decisões monocráticas.