Portal O Dia

Petrus Evelyn cobra mais transparência da Câmara de Teresina e reafirma candidatura à presidência

O vereador eleito Petrus Evelyn (Progressistas), candidato à presidência da Câmara de Teresina, destacou a importância de ampliar a transparência e promover maior participação popular nos debates da Casa Legislativa. Ao O Dia, ele reafirmou sua candidatura à presidência da Casa Legislativa e apresentou propostas voltadas à transparência administrativa.

Ezequiel Araujo / O DIA
Petrus Evelyn, vereador eleito de Teresina

“Meu nome ainda está à disposição como candidato a presidente da Câmara, inclusive já até conversei com alguns vereadores para colocar minhas propostas e minhas ideias para a presidência da Câmara”, afirmou Petrus Evelyn.

Entre suas metas, o vereador eleito elencou a necessidade de mudar a percepção da população sobre o papel da Câmara.

“Eu digo uma coisa: o meu objetivo principal em relação a minha candidatura é justamente levar a atenção da sociedade para esse debate. Eu costumo dizer que a presidência da Câmara ela sempre foi tratada com banalidade, ninguém nem sabia quem era o presidente ou qual era sua importância. Meu objetivo é levar essa discussão, o foco de atenção da sociedade à Câmara”, disse.

Petrus também destacou a importância de um maior controle social sobre os recursos públicos e a gestão administrativa da Câmara. Para ele, é essencial a implantação de medidas que garantam maior visibilidade das informações sobre os servidores e os gastos da Casa.

“É o básico do básico, que os nomes dos comissionados apareçam na Câmara e no site do Portal da Transparência vinculado a cada gabinete. A gente precisa saber quem está trabalhando, quem são as pessoas que estão vinculadas a cada gabinete. Eu acho que isso é o básico do básico que se deve ter”, relatou.

Para ilustrar o que considera um padrão de boa prática, Petrus citou o modelo de transparência da Câmara dos Deputados.

“Na Câmara Federal é assim, você tem uma espécie de perfil de rede social de cada deputado. Lá você tem a lista de todos os comissionados, os comissionados antigos, as emendas parlamentares que foram enviadas, verbas indenizatórias e como foi gasto isso. Tudo é dinheiro público”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.