Portal O Dia

Prefeitura paga salário de servidores, mas valores são estornados; PMT justifica

A Prefeitura de Teresina efetuou o pagamento dos servidores municipais que deveria ter sido feito no dia 24, no entanto quem tentou acessar o dinheiro acabou encontrando a conta vazia. Isso porque o salário foi estornado pelo Banco do Brasil, que fez a transação. A informação foi confirmada ao Portalodia.com por servidores municipais e pelo próprio secretário de Planejamento de Teresina, João Henrique Sousa.

Jailson Soares/ ODIA
Prefeitura paga salário de servidores, mas valores são estornados

A ordem de pagamento foi dada depois que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) autorizou o desbloqueio parcial das contas da Prefeitura. A decisão é da última quinta-feira (26). As contas da PMT haviam sido bloqueadas até o encerramento do exercício financeiro de 2024 em medida liminar após uma denúncia apresentada pela equipe de transição liderada pelo vice-prefeito eleito, Jeová Alencar.

Entenda a denúncia aqui

Mas mesmo após o desbloqueio, o salário não caiu na conta dos servidores. Isso poque, segundo a Prefeitura, ocorreu um erro técnico por parte do Banco do Brasil em relação ao funcionamento de seu sistema, que atualizou de um dia para o outro e fez com que a transferência salarial fosse desfeita.

A Prefeitura diz que o que havia para ser feito de sua competência foi devidamente feito.

"A Prefeitura cumpriu todos os serus trâmites, depositou o valor da folha no Banco do Brasil, o banco creditou os valores e depois estornou. Entendemos, numa conversa com o próprio superintendente do banco, que ao mudar o horário de um dia para o outro, os computadores do banco nos quais foram bloqueadas as contas fizeram o estorno. O valor foi creditado, a Prefeitura tinha saldo na conta, desbloquearam para que houvesse crédito de acordo com a determinação do TCE. Mas quando mudou a noite, a conta foi novamente bloqueada e houve o estorno", afirmou João Hnrique.

Assis Fernandes/O Dia
Secretário de Planejamento, João Henrique Sousa

O secretário de Planejamento disse que já entrou em contato com o Banco do Brasil e que está aguardando que o banco corriha o eventual erro técnico. João Henrique garantiu que a Prefeitura cumpriu com todos os seus compromissos e que o recurso está na conta do banco em sua totalidade. "Da parte da Prefeitura não há nenhum erro", finaliza.

Prefeitura diz que foi surpreendida pelo estorno

Em nota, a Prefeitura de Teresina disse que foi surpreendida com o estorno dos salários pagos aos servidores municipais nesta sexta (27). Por meio da Secretaria Municipal de Finanças (SEMF), a administração da capital esclareceu que efetuou o pagamento de toda a folha salarial referente a dezembro ainda na tarde de ontem com os valores creditados nas contas dos servidores na manhã de hoje (28).

No entanto, um erro de informações no sistema do Banco do Brasil devido ao bloqueio das contas da PMT pelo TCE causou o estorno e acabou pegando o órgão municipal de surpresa. A Prefeitura está em diálogo com o BB para sanar a situação.

Confira a nota na íntegra abaixo:

A Prefeitura de Teresina esclarece por meio da Secretaria Municipal de Finanças - SEMF que efetuou o pagamento de toda a folha salarial referente ao mês de dezembro ainda na tarde desta sexta-feira, 27, com valores creditados nas contas bancárias dos servidores na manhã de hoje, 28, conforme entendimento alinhado junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE).

No entanto, o município foi surpreendido com o estorno dos valores nas contas dos funcionários a partir de um erro de informações no sistema do Banco do Brasil, devido ao bloqueio eletrônico determinado pelo TCE na conta do município.

A Prefeitura trabalha neste momento para resolver a situação a fim de não prejudicar os servidores que foram afetados com o erro no sistema.

Atualização

Ainda na tarde deste sábado (28), os servidores públicos da prefeitura chegaram a receber novamente seus salários, mas de acordo com informações do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm), os salário foram depositados incompletos e o sindicato está protocolando um documento junto ao TCE para o pagamento das férias, horas extras e adicionais.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.