Portal O Dia

Uespi justifica redução de cursos no Clóvis Moura devido à baixa adesão de alunos

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) estuda uma reestruturação no número de cursos de graduação do Campus Clóvis Moura, localizado na zona Sudeste de Teresina. A proposta da instituição é concentrar os cursos de licenciatura do prédio no Campus Torquato Neto, situado na zona Norte da cidade.

Reprodução/TJ-PI
Uespi justifica redução de cursos no Clóvis Moura devido à baixa adesão de alunos

Ao PortalODia.com, o representante da Comissão de Avaliação da Oferta de Cursos dos Campi Clóvis Moura e Poeta Torquato Neto, professor Eduardo Diniz, explica que essa mudança está sendo proposta tendo em vista que há turmas com pouquíssimos alunos.

Além disso, o representante argumentou ainda uma recomendação do Ministério Público do Piauí (MPPI) em otimizar a utilização dos espaços públicos da universidade.

“Começamos a verificar a quantidade de turmas com um número pequeno de alunos. Há cursos em que as disciplinas registram de quatro a oito alunos. A média nacional, fornecida pelo MEC, é 19”, explicou.

O gestor acrescentou que as discussões sobre o assunto deverão ser melhor trabalhadas após o período de férias, quando novos levantamentos poderão ser realizados. “A ideia é que, logo após o retorno das aulas, seja feito uma consulta aos colegiados de curso, que é composto pelos professores, alem de uma consulta à comunidade acadêmica, para que eles possam trazer sugestões”, relata.

Reprodução/UESPI
Campus Torquato Neto, localizado na zona Norte de Teresina

Fortalecimento do curso

Na ocasião, Eduardo Diniz explicou que uma possível tomada de decisão que possa acarretar a unificação tem como premissa o fortalecimento de cursos em Teresina.

“A comissão começa a ter o entendimento que a melhor saída é a unificação como forma de fortalecer o curso, porque você junta os professores, o curso vai ter um número maior de docentes, ter um investimento mais pontual e por isso o curso vai se fortalecer na cidade. A ideia é essa”, analisa.

Os professores questionam se a oferta de vagas e a proposição vai continuar da mesma forma a longo prazo. Diniz, por sua vez, afasta os rumores e explica que a ideia é manter o número de vagas, independentemente da nova realocação de campus.

“O número de vagas ofertadas permanece o mesmo. A ideia é manter a estrutura do curso para demonstrar sua força e incentivar a participação da comunidade”, finalizou.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.