Os dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde atualizado nessa segunda (8) apontam para um recorde histórico de mortes por dengue. Em menos de quatro meses, o país registrou uma taxa inédita de 1116 mortes.
Este é o maior número desde o início da série histórica, em 2000. O recorde anterior de óbitos ocorreu em 2023, com 1.094. Já o terceiro ano com maior número foi 2022 com 1.053. Os três primeiros meses de 2024 já registram 1116 mortes pela doença, enquanto no ano passado, o número total de mortes por dengue durante todo o ano resultou em 1094 casos fatais, segundo apontado pelo Ministério da Saúde.
Especialistas explicam que a decorrência do repentino aumento de casos de dengue está diretamente associada à chuva. Isso porque quanto mais casos de chuva, maior a possibilidade do acúmulo de água parada em residências, lixos e terrenos a céu aberto, o ambiente propício para que o mosquito vetor da dengue, Aedes Aegypti, se prolifere.
Vacinação contra a dengue
Ministério da Saúde anunciou uma nova estratégia de vacinação contra dengue nos últimos dias. A ação inclui mais 165 municípios, além dos 521 já contemplados, para receber vacinas contra a doença, que serão aplicadas em pessoas de 10 a 14 anos.
A última narrativa falsa que circula por aí é que os imunizantes distribuídos para as novas localidades são, na verdade, imunizantes contra a covid-19. Isso é falso e muito perigoso de se propagar. O Ministério da Saúde reitera a credibilidade do Programa Nacional de Imunizações do Brasil.
É importante destacar que qualquer tentativa de falsificação ou adulteração de produtos de saúde, incluindo vacinas, é considerada crime no Brasil. De acordo com o Código Penal Brasileiro (art. 272) e a legislação sanitária vigente (Lei nº 6.437, de 20 de agosto de 1977), a falsificação e a comercialização de produtos de saúde adulterados são puníveis com penas que podem chegar a até 15 anos de prisão.
Fique atento aos sintomas
Apesar de semelhantes, a dengue, zika e Chikungunya apresentam algumas diferenças em seus sintomas. Confira:
Dengue
- Febre alta e prolongada
- Dor de cabeça
- Dor atrás dos olhos
- Dor moderada nas articulações
- Manchas e coceira no final dos sintomas
Zika
- Febre baixa
- Coceira em fase inicial dos sintomas
- Manchas vermelhas no início dos sintomas
- Dor leve nas articulações
Chikungunya
- Febre intensa e mais curta
- Dor intensa nas articulações
- Manchas vermelhas
- Coceira
- Olhos avermelhados
LEIA TAMBÉM
_________
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.