Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Deputada Carla Zambelli será alvo de nova investigação da PF

O inquérito visa apurar o possível envolvimento da parlamentar em uma tentativa de golpe de Estado

25/07/2024 às 16h39

25/07/2024 às 16h39

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quarta-feira (24), a abertura de uma nova investigação contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). O inquérito visa apurar o possível envolvimento da parlamentar em uma tentativa de golpe de Estado para garantir a permanência do ex-presidente Jair Bolsonaro no poder após as eleições de 2022.

STF autoriza nova investigação contra deputada Carla Zambelli - (Billy Boss/Câmara dos Deputados) Billy Boss/Câmara dos Deputados
STF autoriza nova investigação contra deputada Carla Zambelli

Segundo a Polícia Federal (PF), que solicitou a investigação, a apuração se concentra em verificar se Zambelli teria intermediado a viagem de uma influenciadora digital à Espanha. O objetivo da viagem seria encontrar o general Hugo Carvajal, ex-chefe do serviço de inteligência da Venezuela, que está preso na Espanha desde 2021. Carvajal é conhecido por seu vínculo com o ex-presidente Hugo Chávez e, conforme suspeitas, poderia ter informações sobre um alegado financiamento da Venezuela a governos de esquerda, incluindo o Brasil. Essa informação seria usada para questionar a legitimidade dos resultados das eleições de 2022.

O caso foi revelado em depoimentos do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, que também está sendo investigado pelo STF por sua participação nos atos golpistas de janeiro de 2023.

Em resposta, a assessoria de Carla Zambelli declarou que a deputada ainda não teve acesso aos detalhes da investigação, mas está disponível para prestar esclarecimentos. "A parlamentar somente poderá se manifestar após ter acesso aos autos, mas estará à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos", afirma a nota.

Além dessa nova investigação, Zambelli já enfrenta ações penais no STF por outros casos, incluindo a invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e uma acusação de perseguição armada durante as eleições de 2022. A deputada e o hacker Walter Delgatti Neto, que também está sendo processado, são acusados de adulterar documentos e prejudicar a administração do Judiciário para beneficiar Zambelli.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.