Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Deputados do Piauí defendem taxação de compras online proposta por Lula

A taxação entra oficialmente em vigor no dia 1° de agosto, mas algumas empresas decidiram antecipar a incidência do imposto para o último sábado (27)

28/07/2024 às 15h13

28/07/2024 às 17h05

Desde o último sábado (27) os principais sites de compras no exterior começaram a cobrar o Imposto de Importação de 20% sobre as compras internacionais de até US$ 50. O projeto proposto por Lula ao Congresso foi amplamente criticado pela população que terá um custo maior para comprar produtos do exterior.

A taxação entra oficialmente em vigor no dia 1° de agosto, mas algumas empresas decidiram antecipar a incidência do imposto para ajustar as declarações de importação e autorizar a entrada das mercadorias no país após o prazo.

A AliExpress e a Shopee confirmaram a intenção de cobrar a taxa a partir de hoje. A Shein só iniciará a cobrança à meia-noite de 1º de agosto.

A taxação foi aprovada pela Câmara dos Deputados no âmbito do Programa Mover, de incentivo à indústria automotiva. O Senado aprovou o texto no início de junho.

Compras online do exterior ficarão mais caras - (Joédson Alves/Agência Brasil) Joédson Alves/Agência Brasil
Compras online do exterior ficarão mais caras

O Imposto de Importação de 20% incidirá sobre o valor do produto, incluídas cobranças de frete ou de seguro. Além do imposto, também incide sobre as compras 17% de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo estadual, que já era cobrado nas compras internacionais de até US$ 50 em sites internacionais.

O deputado piauiense Francisco Costa (PT) defendeu o projeto e argumentou o texto beneficiará a economia nacional.

“O que se reclama é da taxação das compras de produtos pela internet. O que se buscou foi proteger o mercado nacional, isso estava gerando um problema grande para quem paga imposto e gera emprego no Brasil. Por conta da dificuldade de competição com o mercado internacional, que era isento de imposto, acabava gerando uma dificuldade. O congresso aprovou essa taxação para se buscar o equilíbrio e aumentar a competitividade do mercado nacional”, disse o parlamentar.

Deputado federal Francisco Costa - (Assis Fernandes/O DIA) Assis Fernandes/O DIA
Deputado federal Francisco Costa

Já o companheiro de partido de Francisco Costa, Merlong Solano (PT), rebateu as críticas contra a reforma tributária proposta por Lula.

“Na hora de mexer na estrutura tributária sempre há queixas, ainda mais com um sistema caótico como o que impera no Brasil. É um sistema injusto onde os mais pobres pagam impostos que os mais ricos. Vejo as críticas como resultado disso. O que vamos continuar fazendo é procurar ser justo com todos os brasileiros”, afirmou.

Deputado Federal Merlong Solano - (Jailson Soares/ O DIA) Jailson Soares/ O DIA
Deputado Federal Merlong Solano

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações Agência Brasil