O Desafio Liga Jovem, uma competição nacional de empreendedorismo tecnológico dentro das escolas, está de volta para sua segunda edição. O objetivo é simples: incentivar jovens a criarem projetos sociais inovadores que impactem positivamente suas comunidades, utilizando como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Para participar, basta formar uma equipe de no mínimo dois e no máximo
cinco alunos, de qualquer escola pública ou privada, do ensino fundamental ao
superior. O desafio é dividido em quatro categorias: ensino fundamental (8º e
9º ano), ensino médio, ensino profissional-técnico e ensino
superior/tecnológico.
Os projetos inscritos devem ser soluções inovadoras para problemas reais da comunidade escolar ou da sociedade em geral. Podem ser aplicativos, sites, jogos educativos, plataformas online, dispositivos tecnológicos, campanhas de conscientização, ações de impacto social, ou qualquer outra ideia que gere impacto positivo e duradouro.
O Desafio Liga Jovem vai além da criação de projetos. É uma oportunidade para os jovens desenvolverem habilidades essenciais para o futuro, como trabalho em equipe, criatividade, comunicação, liderança, planejamento, pesquisa, resolução de problemas e pensamento crítico.
Ao longo de todo o ano, serão promovidas atividades presenciais e on-line, que incluem palestras, oficinas e sessões de mentoria aliadas a conteúdos didáticos sobre temas ligados à inovação e ao empreendedorismo com tecnologia. A ideia é que essa formação apoie a criação de soluções para problemas enfrentados por escolas e/ou comunidades em que os estudantes estão inseridos, envolvendo ferramentas tecnológicas, como aplicativos, sites, jogos eletrônicos, redes sociais, plataformas ou outras tecnologias.
Ao final, todos os participantes vão receber um certificado de conclusão do curso.
Além disso, a premiação prevê a entrega de smartphone, notebooks e voucher de compra para os integrantes dos grupos vencedores e a participação em missões técnicas nacionais e internacionais aos primeiros colocados.
Como participar:
Forme uma equipe: Reúna de 2 a 5 alunos do mesmo nível de ensino (fundamental, médio, técnico-profissional, superior ou tecnológico).
Inscreva-se gratuitamente: Acesse o site https://www.desafioligajovem.com.br/até o dia 7 de junho de 2024.
Tenha um professor orientador: É fundamental que a equipe tenha um professor como