Na manhã da última terça-feira (18), dois terremotos de magnitude 3.2 e 4.0 foram registrados em Minas Gerais. Os tremores foram registrados pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira e analisados pelo Centro de Sismologia da USP.
Conforme divulgado pela imprensa nacional, A Defesa Civil de São Paulo informou que o abalo sísmico de magnitude 4.0 ocorrido em Frutal, pôde ser sentido em São José do Rio Preto (115 Km de distância). O segundo tremor, dessa vez de magnitude 3.2 aconteceu no mesmo local 11 minutos após o primeiro, foi confirmado pelo Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB). Segundo a Prefeitura da cidade mineira, o tremor mais forte foi sentido em alguns prédios e em uma escola de Frutal. Não houve feridos e nem reflexos significativos ou riscos para a população local, que ficou "curiosa e em pânico".
Segundo registrado pelo Observatório da UNB, o primeiro tremor aconteceu por volta das 10h08 e o segundo às 10h19. A Defesa Civil de Minas Gerais juntamente com a prefeitura de Frutal, lançou uma nota conjunta informando sobre a situação. "Desde então, a Defesa Civil do município está estabelecendo contato com os órgãos competentes, como a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), a Rede Sismográfica do Brasil (RSBR) e o Serviço Geológico do Brasil (SGB) [...] O evento foi novidade para todos, causando pânico e curiosidade. Pedimos que mantenham a calma e, caso ocorram novos tremores, procurem espaços abertos, longe de estruturas, como casas, prédios, outdoor e árvores", publicaram.
Ainda segundo o Observatório da UNB, desde 2015 Frutal tem registrado diversos abalos sísmicos, totalizando 22 e desde 2023 há uma sequência de tremores nessa região sempre com magnitude menor que 3.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.