O prazo para solicitar a reaplicação das provas do ENEM encerra nesta sexta-feira (17). A nova oportunidade de fazer a prova é destinada para as pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital. Ou candidatos que que foram alocados em locais de prova com distância superior a 30 km da residência informada na inscrição.
O pedido deve ser feito por meio da Página do Participante. As provas serão reaplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro. É importante ressaltar que o Enem 2023 estabelece uma lista de doenças que dão direito à reaplicação, incluindo a Covid-19.
De acordo com o edital, o participante que estivesse com uma das doenças infectocontagiosas a seguir, não deveria comparecer ao local de aplicação para realizar o Exame, sendo assim, permitida a solicitação de reaplicação do exame.
Confira abaixo a lista de doenças:
- Tuberculose;
- Coqueluche;
- Difteria;
- Doença invasiva por Haemophilus influenzae;
- Doença meningocócica e outras meningites;
- Varíola;
- Varíola dos macacos (monkeypox);
- Influenza humana A e B;
- Poliomielite por poliovírus selvagem;
- Sarampo;
- Rubéola;
- Varicela;
- Covid-19.
Números gerais do Enem 2023
No total, foram 9.396 locais de prova e 10.086 coordenações, nas 132.466 salas de aplicação, em 1.750 municípios, distribuídos pelas 27 unidades da Federação. Ao todo, 2.217 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico; ausentar-se antes do horário permitido; ou não atender orientações dos fiscais, por exemplo.
Foram registrados 859 problemas logísticos, como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou abastecimento de água. O balanço preliminar do Enem 2023 aponta para 68% de participação neste domingo (12). Os números definitivos dependem da consolidação por parte da instituição aplicadora e serão informados em 16 de janeiro de 2024, na divulgação dos resultados do exame.