Apesar do que foi divulgado pela Defesa Civil, o Governo do Estado do Maranhão afirma que atualmente nenhum município encontra-se alagado e a situação pode ser facilmente revertida. Nessa quinta-feira (9), a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado do Maranhão informou que 30 municípios decretaram situação de emergência devido a fortes chuvas.
Apesar da publicação de alerta, o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), divulgou em suas redes sociais que as famílias desabrigadas que outrora foi divulgado, já retornaram para suas casas e a situação não carece de auxílio externo pois o Governo Federal juntamente com a gestão municipal está tomando as devidas providências.
Dentre a lista das cidades atingidas pelas cheias até o momento somente o município de Santa Inês está em situação de calamidade pública. As fortes chuvas têm atingido o estado desde o mês de abril desse ano, o que tem provocado cheia nos rios da região. Ainda nessa sexta-feira (10), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para intensas precipitações na região, com um “potencial perigo” até às 10h com chuvas de até 50mm/dia com ventos que podem atingir uma velocidade de 60km/h, o que pode agravar mais ainda a situação do nível dos rios.
Confira a lista dos municípios em situação de emergência:
- Formosa da Serra Negra
- São Roberto
- São João do Sóter
- Tuntum
- Monção
- Pindaré-Mirim
- Conceição do Lago Açu
- Lago da Pedra
- Lagoa Grande do Maranhão
- Carutapera
- Governador Nunes Freire
- Boa Vista do Gurupi
- Trizidela do Vale
- Cantanhede
- Palmeirândia
- Bacabal
- Jenipapo dos Vieiras
- Cachoeira Grande
- Buriticupu
- Arari
- Satubinha
- Anapurus
- Grajaú
- Colinas
- Matões do Norte
- Pedro do Rosário
- Peri Mirim
- Tufilândia
- Barra do Corda
- Barreirinhas
______
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.