O aposentado Nilton Carlos Araújo, de 69 anos, morreu ao fazer uma sessão de quimioterapia para tratar um câncer na medula óssea. O caso aconteceu na última sexta-feira (23), em Belo Horizonte (MG). Segundo a família, o idoso teria sido vítima de um erro médico e recebeu quatro doses de quimioterapia em um único dia.
LEIA TAMBÉM
De acordo com parentes de Nilton Carlos Araújo, o tratamento contra mieloma múltiplo era feito todas as segundas-feiras em um hospital da rede MedSênior, em Belo Horizonte. Contudo, na última segunda-feira (19), o paciente teria sido atendido por um enfermeiro diferente do habitual que aplicou quatro doses de quimioterapia, ao invés de uma dose única, como prescrito pelo médico.
Em entrevista ao G1, a filha da vítima disse que chegou a questionar porque a dosagem era diferente do que o idoso costumava tomar. “Perguntei se eram quatro mesmo e ele disse que sim e aplicou uma atrás da outra”, relatou Carolina Araújo, filha de Nilton.
A condição de Araújo piorou ao longo dos dias, levando ele a retornar ao hospital na quarta-feira (21) em uma cadeira de rodas e a ser internado. Na quinta-feira (22), ele foi transferido para um hospital maior no bairro Serra, após ser colocado em coma induzido devido a problemas de saúde graves, incluindo alterações nos batimentos cardíacos e na saturação de oxigênio.
A filha de Araújo afirmou que a família estava esperançosa quanto à recuperação pouco antes de seu falecimento. Ele estava tão bem, a ponto de se curar 100%. Os médicos que cuidam ficaram bestas com a recuperação tão rápida do câncer. Ele respondia muito bem", disse Carolina.
A família registrou um boletim de ocorrência na quinta-feira (22), e a Polícia Civil iniciou uma investigação para apurar as circunstâncias da morte de Nilton Carlos Araújo. O hospital MedSênior afirmou que está conduzindo uma "investigação detalhada" sobre o incidente e expressou "imenso pesar" pelo ocorrido. O velório e o enterro do idoso aconteceu no domingo (25).
Veja a nota na íntegra:
"A MedSênior lamenta profundamente o ocorrido e informa que está conduzindo uma investigação detalhada sobre o caso do paciente Nilton Carlos Araújo, com o objetivo de compreender todas as circunstâncias envolvidas e apurar fatos e responsabilidades.
Assim que apresentou reações adversas durante a quimioterapia, o paciente foi imediatamente transferido para um hospital de referência para receber os cuidados necessários, com acompanhamento permanente de sua condição de saúde e com a máxima urgência que o caso demandava. Apesar dos esforços, o paciente veio a óbito nesta sexta-feira, dia 23.
A MedSênior manifesta seu imenso pesar e sua solidariedade e apoio aos familiares e reitera que tem como premissa seguir rigorosamente todos os protocolos estabelecidos para assegurar a integridade e a segurança de seus pacientes", disse a nota do hospital, MedSênior.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.