Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lula sofre acidente doméstico e cancela viagem à Rússia

O presidente embarcaria para a Rússia neste domingo (20), a fim de participar da Cúpula do Brics. Por conta do acidente, Lula participará da reunião remotamente.

20/10/2024 às 14h13

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 78 anos, sofreu um acidente doméstico neste sábado (19) em Brasília, o que o levou a cancelar a viagem para a Rússia, onde participaria da Cúpula do Brics. Lula, que tinha o embarque marcado para a tarde deste domingo (20), seguirá a reunião internacional de forma virtual, atendendo à recomendação médica de evitar viagens longas.

Segundo o boletim médico divulgado, o presidente foi atendido no Hospital Sírio-Libanês, na capital federal, após sofrer um “ferimento corto-contuso em região occipital”, ou seja, um corte na nuca. O caso, embora não grave, exigiu que Lula recebesse alguns pontos no local.

Lula sofre acidente doméstico e cancela viagem à Rússia - (Marcelo Camargo/Agência Brasil) Marcelo Camargo/Agência Brasil
Lula sofre acidente doméstico e cancela viagem à Rússia

O presidente foi liberado para retornar ao Palácio da Alvorada logo após o atendimento. O cardiologista Roberto Kalil Filho, que cuida de Lula, reforçou que o presidente poderá continuar com suas atividades normais, mas a prudência recomenda evitar o esforço de uma longa viagem de avião.

"O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sírio-Libanês - unidade Brasília, após acidente doméstico, com ferimento corto-contuso na nuca. Após avaliação da equipe médica, foi orientado a evitar viagens aéreas de longa distância, podendo exercer suas demais atividades", informou o boletim médico, assinado pelos diretores Rafael Gadia e Luiza Dib.

Lula participará da Cúpula do Brics por videoconferência

A Cúpula do Brics será realizada na cidade de Kazan a partir desta terça-feira (22). A expectativa era que o presidente brasileiro se reunisse com outros líderes importantes, como Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Xi Jinping, presidente da China. Além das discussões de cooperação entre os países que compõem o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), estavam previstas reuniões bilaterais entre Lula e os outros chefes de Estado.

A Presidência da República ainda não esclareceu se outros ministros brasileiros, como Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), manterão suas agendas e viajarão para o evento em Kazan.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com informações da TV Globo