A vereadora de Osasco (SP), Ana Paula Rossi (PL), morreu na noite de domingo (8), aos 55 anos. A morte foi causada por complicações decorrentes de um câncer do tipo linfoma não Hodgkin, diagnosticado em julho. A informação foi confirmada pelo diretório municipal do Partido Liberal por meio de nota oficial divulgada nas redes sociais.
LEIA TAMBÉM
Ana Paula Rossi era filho de Francisco Rossi, ex-prefeito de Osasco, e Ana Maria Rossi. Nascida em 9 de março de 1969, Ana Paula estava em seu terceiro mandato como vereadora na Câmara Municipal de Osasco. Além de seu papel como parlamentar, ocupou posições importantes na gestão pública, como Secretária Municipal de Assistência e Promoção Social em 2003, 2005 e 2006, e Secretária Municipal de Educação em 2017.
O tratamento contra o linfoma não Hodgkin foi realizado no Hospital do Rim, sob a supervisão do Dr. José Medina Pestana. Ana Paula Rossi iniciou o tratamento em 8 de julho deste ano, porém, não resistiu às complicações da doença.
Trajetória política
Durante sua trajetória política, Ana Paula Rossi foi reeleita por três vezes, sendo uma das vereadoras mais votadas na cidade. Em 2008, conquistou seu primeiro mandato, ficando entre as três mais votadas. Em 2012, concorreu ao cargo de vice-prefeita ao lado do ex-prefeito Celso Giglio. Em 2016, foi reeleita para a Câmara Municipal e, em 2020, garantiu seu terceiro mandato como a mulher mais votada da cidade. Ela também atuou como Procuradora Especial da Mulher na Câmara.
Ana Paula Rossi foi a primeira mulher a liderar o governo na Câmara de Osasco, exercendo a função de 2021 a 2023. Ela também se destacou como presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes e relatora de comissões importantes, como a de Constituição e Justiça, e Políticas Afirmativas de Raça e Gênero.
O velório de Ana Paula Rossi ocorre nesta segunda-feira (9), no Teatro Municipal de Osasco, das 8h às 16h. O enterro será realizado às 17h, no Cemitério do Bela Vista, também em Osasco. A vereadora deixa três filhos e um legado de importantes contribuições para a cidade.
O que é o Linfoma não Hodgkin ?
O linfoma não Hodgkin é um tipo de câncer que se origina nas células do sistema linfático, responsáveis pela defesa do organismo. Diferente do linfoma de Hodgkin, o linfoma não Hodgkin se espalha de forma mais desordenada e pode se iniciar em diversos locais do corpo.
Como o Linfoma Não Hodgkin se Desenvolve?
No linfoma não Hodgkin, as células linfáticas começam a crescer de forma descontrolada, formando tumores. Esses tumores podem se desenvolver nos linfonodos, na medula óssea, no baço, no fígado, no trato gastrointestinal e em outros órgãos.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.