Apesar do sabor doce e visualmente florido, o Dia dos Namorados não contempla a todos e é inclusive, rejeitado por muitos. Celebrado anualmente no dia 12 de junho no Brasil, a data é marcada pela dicotomia da celebração daqueles que encontraram seu par e indiferença dos que, por motivos individuais, preferem não dar importância ao dia do amor.
Os tempos atuais marcados por dias corridos, a extensa carga horária no trabalho e até mesmo uma grande concorrência na área profissional, têm levado muitas pessoas a escolherem abraçar a liberdade e viver sua independência longe de relacionamentos amorosos. Como é o caso da jornalista Anna Lorena, imersa em seu mundo particular e desfrutando de sua própria companhia, ela afirma que se relacionar agora não está dentro de suas prioridades.
Levar uma vida solteira nunca foi um problema para Lorena, para ela programações que a leva desfrutar de sua própria companhia estão sempre na sua agenda. “Isso também nunca me preocupou. Eu tenho muitos dias de paz. Eu acho que o fato de eu estar solteira, feliz comigo mesma, fazendo as coisas que eu gosto, é melhor do que eu estar num relacionamento codependente, com inseguranças ou que pode mais prejudicar os meus planos e os meus anseios. Eu vejo amigas que passaram por situações complicadas, eu vejo históricos familiares também de relacionamentos não tão bons e eu decidi que nesse momento não é o que eu quero pra minha vida. Eu não quero dedicar, por exemplo, boa parte do meu tempo procurando alguém, ou dedicar boa parte do meu tempo em um relacionamento”, explica.
Essa forma de pensar pode ser explicado por especialistas. Ao O Dia, a psicóloga Márcia Leal relata que há diversos motivos que acarretam a convicção de algumas pessoas a preferir não adentrar em um relacionamento. “Algumas pessoas valorizam muito sua independência e sua liberdade e podem sentir que o relacionamento comprometeria sua autonomia e sua capacidade de tomar decisões livremente. Mas também experiências passadas negativas, experiências traumáticas ou dolorosas em relacionamentos anteriores podem fazer com que alguém prefira evitar novos relacionamentos para proteger-se de mais sofrimento emocional”, pontua.
Além disso, um novo fator também já está presente na vida de muitas mulheres: uma boa autoestima. Maria Keketa, que já está há dois anos solteira, afirma que entender a si e apreciar seu valor tem influenciado diretamente na sua escolha para um relacionamento agora. “Eu sou uma pessoa muito exigente. Eu acho que as terapias elevaram a minha autoestima e me fizeram aprender a valorizar o que eu sou. Então eu não quero aceitar menos do que eu mereço e eu sei o tanto que eu mereço e até onde eu posso chegar com isso. Então eu tenho uma mente já concretizada do que eu quero e do que eu não quero”, conta.
LEIA TAMBÉM
O que os solteiros fazem no Dia dos Namorados?
Representando milhares de solteiros neste dia 12, para Kleiton Borges, solteiro há quatro anos, o Dia dos Namorados será mais um dia normal como qualquer outro. “Esse ano pelo fato de ser no meio da semana vai ser só ficar em casa, no máximo sair pra comer e tomar uma cerveja”, conta. Por outro lado, Lorena representa aquela pequena porcentagem de solteiros que mesmo não inserida no contexto da data desfruta das celebrações.
Entretanto, ainda há aqueles que ficam emocionalmente abalados com a data, como explica Márcia Leal. “A data pode interferir no bem estar psicológico dos solteiros porque a pessoa pode ter sentimentos de solidão e exclusão e essas celebrações românticas pode fazer com que alguns solteiros se sintam isolados ou excluídos vendo os casais namorando pode acentuar sentimentos de solidão. Outra questão é a pressão social, sociedade muitas vezes coloca um grande valor nos relacionamentos românticos”, pontua a psicóloga.
O Dia dos Namorados também pode ser uma ocasião especial para que os solteiros aproveitem a data para desfrutar de sua própria companhia. Neste dia 12, Teresina apresenta um leque de opções para aproveitar o dia do amor.
Theatro 4 de Setembro
Nesta quarta-feira, o Theatro 4 de Setembro apresentará a peça "A Sétima Primavera", apresentada pelo Grupo Mosay de Teatro. Trata-se de uma comédia romântica com dramaturgia de Waldílio Siso e direção de Avelar Amorim. A peça conta com os atores Silmara Silva e Ricco Lima.
Orquestra Sinfônica
Na quarta sinfônica, a Orquestra Sinfônica de Teresina apresentará a a "Symphonie Nº 1 in C", composta por Georges Bizet às 20h no Sesc Cajuína.
Cinemas
- Shopping Rio Poty - Sessões de 13h às 22h. Em cartaz: Bad Boys, Grande Sertão, Imaculada, Furiosa: uma saga Mad Max.
- Teresina Shopping - Filmes como “Meu sangue ferve por você”, “Planeta dos macacos” , “Garfield” e “The Chosen” poderão ser vistos em sessões a partir de 13h40.
Restaurantes
No dia do amor, muitos restaurantes, hamburguerias ou sorveterias preparam uma promoção especial. Pra quem aprecia uma boa comida, aquele combo dobrado é sempre bom.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.