Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Quem são os pais de Chico Buarque? Conheça a linhagem do artista

Um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira (MPB), tem uma família composta por artistas e intelectuais

19/06/2024 às 09h29

Nesta quarta-feira (19), o cantor Chico Buarque completa 80 anos de idade. Nascido no berço artístico da família Buarque de Holanda, uma família bastante importante no Brasil, o artista não é o único da família que ganhou destaque na contribuição para a cultura brasileira.

Filho de Maria Amélia Alvim Buarque de Holanda e do jornalista Sérgio Buarque de Holanda, Chico Buarque é fruto do casal considerado intelectual para a sociedade brasileira. Um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira (MPB), tem uma família composta por artistas e intelectuais. Conheça a linhagem de Chico Buarque.

Quem são os pais de Chico Buarque? Conheça a linhagem do artista - (Divulgação ) Divulgação
Quem são os pais de Chico Buarque? Conheça a linhagem do artista

Cesário Alvim

Partindo do lado materno do cantor, seu avô Cesário Alvim, foi um fazendeiro, advogado e economista. Em 1884, Cesário foi nomeado presidente da província do Rio de Janeiro e permaneceu no cargo até 1886. Anos depois se tornou prefeito do Distrito Federal.

Cristóvão Buarque de Holanda Cavalcanti

Cristóvão, avô paterno de Chico Buarque, era professor universitário e farmacêutico. Ele idealizou e fundou a Escola de Farmácia e a Sociedade Farmacêutica Paulista.

Maria Amélia Buarque de Holanda

Maria Amélia, mãe de Chico Buarque, se casou com Sérgio Buarque de Holanda e teve sete filhos, entre eles, Miúcha, Ana de Holanda e Cristina Buarque. Ela era pintora, intelectual e política. Foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT) e colaborou em parte da obra de seu marido. Maria Amélia morreu em 2010, menos de quatro meses após completar 100 anos de idade.

Sérgio Buarque de Holanda

Sérgio foi um historiador, filho de Cristóvão Buarque de Holanda, ele foi sociólogo e escritor, que também colaborou na criação do Partido dos Trabalhadores (PT). Escreveu o ensaio “Raízes do Brasil”, um de seus trabalhos mais conhecidos, além de trabalhar como professor em lugares como na Universidade do Distrito Federal e na Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Sérgio morreu aos 79 anos, em 1982.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral