Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Saiba o que é o sarcoma sinovial, câncer raro de Vera Viel

O sarcoma sinovial se desenvolve nos tecidos moles do corpo, geralmente próximo a articulações como joelhos, tornozelos ou pulsos. No caso de Vera Viel, o tumor maligno está localizado na coxa.

11/10/2024 às 09h30

O apresentador Rodrigo Faro compartilhou pelas suas redes sociais, nesta sexta-feira (11), uma foto da esposa Vera Viel internada no Hospital Israelita Albert Einstein para retirada de um tumor maligno raro localizado na coxa esquerda. O casal revelou o diagnóstico de sarcoma sinovial ontem (10).

"Quero começar agradecendo a Deus por ter nos mostrado essa doença logo no início, usando pessoas que foram como anjos, e meu marido que insistiu para que eu fosse fazer uma ressonância. Eu tenho um Sarcoma Sinovial, um tumor raro e maligno na minha coxa esquerda. Estou pronta pra enfrentar essa batalha!", revelou a modelo.

Saiba o que é o sarcoma sinovial, câncer raro de Vera Viel - (Reprodução/Instagram) Reprodução/Instagram
Saiba o que é o sarcoma sinovial, câncer raro de Vera Viel

Sarcoma sinovial é um tipo raro de câncer que se desenvolve nos tecidos moles do corpo, geralmente próximo a articulações como joelhos, tornozelos ou pulsos. Apesar do nome, o sarcoma sinovial não se origina diretamente na membrana sinovial (o revestimento das articulações), mas em tecidos como músculos, tendões e ligamentos que estão próximos das articulações.

Esse tumor pode ocorrer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum nas extremidades (braços e pernas). Ele costuma afetar principalmente jovens adultos, sendo mais raro em pessoas mais velhas ou muito jovens.

Os sintomas do sarcoma sinovial podem variar dependendo da localização do tumor, mas os mais comuns incluem:

  • Massa ou caroço: Um dos sinais mais evidentes é o aparecimento de um nódulo ou massa que pode ser sentida sob a pele, geralmente próximo a uma articulação, como joelho, tornozelo, punho ou cotovelo.
  • Dor ou sensibilidade: A área afetada pode ficar dolorida, especialmente se o tumor estiver pressionando nervos ou músculos próximos. A dor pode ser persistente e aumentar com o tempo.
  • Inchaço: A região ao redor do tumor pode inchar, particularmente se o sarcoma estiver localizado próximo a uma articulação.
  • Dificuldade de movimento: Quando o tumor está próximo a uma articulação, ele pode interferir no movimento normal, resultando em limitação da mobilidade ou rigidez.
  • Sintomas respiratórios: Se o sarcoma sinovial se espalhar para os pulmões (metástase), o que é relativamente comum em casos avançados, o paciente pode apresentar tosse persistente, falta de ar ou dor no peito.

Esses sintomas podem ser sutis no início e, como o tumor tende a crescer lentamente, às vezes eles são confundidos com outras condições menos graves, como lesões esportivas. Por isso, se uma massa ou dor persistente for detectada, é importante buscar avaliação médica para um diagnóstico preciso.

O tratamento geralmente envolve uma combinação de cirurgia, quimioterapia e radioterapia, dependendo do estágio e da localização do tumor. Como é um câncer raro, o prognóstico varia muito conforme o diagnóstico precoce e o tratamento.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.