Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Última chuva de meteoros do ano acontece nesta sexta-feira (13); veja como assistir

A chuva de meteoros Geminídeas atinge o pico nesta sexta-feira (13) e é visível a olho nu nas primeiras horas da madrugada

13/12/2024 às 11h43

A chuva de meteoros Geminídeas, a última grande chuva de meteoros visível de 2024, atinge seu pico na noite desta sexta-feira (13) e madrugada de sábado (14). Conhecida por suas intensas exibições de meteoros, as Geminídeas são um fenômeno anual que ocorre entre 2 e 21 de dezembro. Apesar da proximidade da Lua cheia, que pode impactar a visibilidade, o evento ainda será possível de ser visto a olho nu, principalmente nas primeiras horas da madrugada.

Geminídeas: Chuva de meteoros atinge o pico nesta sexta-feira (13); veja como assistir - (Pexels) Pexels
Geminídeas: Chuva de meteoros atinge o pico nesta sexta-feira (13); veja como assistir

A melhor visualização das Geminídeas acontecerá nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, que terão melhores condições para observar o fenômeno durante as primeiras horas da madrugada. A chuva de meteoros será visível por todo o país, mas com a interferência da luminosidade lunar, a visualização pode ser afetada, especialmente nas áreas mais urbanizadas.

Em condições ideais, será possível ver até 150 meteoros por hora. No entanto, a visibilidade poderá ser reduzida pela luminosidade da Lua, o que pode obscurecer os meteoros menos brilhantes. Para maximizar a observação, os astrônomos recomendam que o observador olhe para o céu afastado da Lua. Não é necessário o uso de telescópios ou binóculos para esse fenômeno, apenas o olhar atento.

De acordo com o Observatório Nacional (ON), o fenômeno tem origem no asteroide 3200 Phaethon, que libera partículas que penetram na atmosfera terrestre e se tornam os meteoros visíveis. Para uma visualização adequada, é importante escolher locais afastados da poluição luminosa e aguardar até que os olhos se adaptem à escuridão, o que pode levar entre 15 a 20 minutos.

Geminídeas

Uma chuva de meteoros acontece quando a Terra passa pela trilha de detritos deixada por um cometa ou asteroide. Ao entrar em contato com a atmosfera terrestre, essas partículas, chamadas de meteoroides, se incendeiam devido ao atrito, criando os famosos "estrelos cadentes".

No caso das Geminídeas, o responsável por essa chuva de meteoros é o asteroide 3200 Phaethon. Acredita-se que o Phaethon seja um cometa extinto, que perdeu a maior parte de seu gelo ao longo do tempo.

Como assistir à chuva de meteoros Geminídeas 2024

Melhor horário para observação:

  • Norte e Nordeste: A partir das 21h30
  • Sudeste e Centro-Oeste: Por volta das 23h
  • Sul: A partir da meia-noite

Onde assistir:

  • Procure locais isolados, longe das luzes da cidade.

Como assistir:

  • Não é necessário telescópio. Apenas os olhos atentos são suficientes.
  • Use um mapa interativo de astronomia para ajudar a localizar o radiante.
  • Leve uma cadeira confortável ou cobertor, pois a observação requer paciência.

Transmissões ao vivo:

Com informações da Agência Brasil


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral