Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Wellington confirma ida à ONU para apresentar dados de redução da fome no Brasil

Quando Wellington assumiu a pasta, no início de 2023, cerca de 15% da população brasileira estava em situação de insegurança alimentar.

08/07/2024 às 10h28

O ministro Wellington Dias confirmou na manhã desta segunda-feira (8) que participará da reunião da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), junto à Organização das Nações Unidas (ONU), para apresentar os dados de redução da insegurança alimentar no país e o combate à pobreza. A reunião deverá ocorrer na sede da ONU, em Nova York.

De acordo com o ministério, quando Wellington assumiu a pasta, no início de 2023, cerca de 15% da população brasileira estava em situação de insegurança alimentar. Já em 2024, os números foram reduzidos para 4,1%. A meta é ficar abaixo de 2,5%. A ONU considera uma nação “fora do mapa da fome” quando um país se mantém por três anos abaixo deste índice. Com a queda, a probabilidade é que o Brasil seja o país que mais reduziu a fome e a pobreza em 2023.

Wellington Dias na manhã de hoje - (Assis Fernandes/ O DIA) Assis Fernandes/ O DIA
Wellington Dias na manhã de hoje

Os números foram apresentados por Wellington durante palestra na abertura do evento “Mais Piauí” na Assembleia Legislativa. O ministro explicou os números.

“Pelos dados já levantados pelo IBGE e pelo IPEA, a expectativa é que o Brasil vinha em uma tendência de crescimento da fome, da extrema pobreza e da insegurança alimentar grave. Fechamos 2022 com 15,5% de pessoas na insegurança alimentar, um patamar elevadíssimo, 33 milhões de pessoas. Conseguimos retirar no ano passado 24 milhões. A grande mudança que a FAO vai revelar é que o Brasil, que vinha em uma escala de crescimento, teve uma das maiores quedas do mundo”, afirmou Wellington.

O gestor piauiense detalhou como será a agenda em território americano.

“Vou estar agora na ONU, a convite do órgão, representando o Brasil. O presidente Lula pediu que fôssemos representar o Brasil e apresentar os dados de 2023 sobre insegurança alimentar, sobre redução da pobreza, além da proposta da aliança global contra a fome e a pobreza”, concluiu.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.