Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Açude Pantanal, em Pimenteiras, corre risco de romper e Prefeitura faz alerta

Em nota, Prefeitura de Pimenteiras informou que uma das paredes do Açude Pantanal está em risco iminente de rompimento e pede que a população evite o local.

12/04/2024 às 12h15

A Prefeitura Municipal de Pimenteiras, a 257 Km de Teresina, publicou um comunicado nas redes sociais em que alerta para o risco iminente de rompimento de uma parede do Açude Pantanal, que fica localizado na cidade. O órgão disse que já acionou as autoridades competentes e que está tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança da população.

A Prefeitura pediu que as pessoas evitem a área próxima à parede do açude. “Pedimos que sigam as orientações das autoridades locais. Estamos monitorando de perto a situação e forneceremos mais informações assim que estiverem disponíveis. A segurança de todos é nossa prioridade máxima”, afirma a nota da Prefeitura de Pimenteiras.

Prefeitura fez alerta informando do risco de rompimento do Açude Pantanal - (Reprodução/Instagram) Reprodução/Instagram
Prefeitura fez alerta informando do risco de rompimento do Açude Pantanal

Estradas também correm risco de romper em Pimenteiras

Além do Açude Pantanal, a Prefeitura de Pimenteiras também comunicou o risco de rompimento da estrada que leva à localidade Curral das Pedras, próximo à Igreja Matriz devido ás fortes chuvas que caem na região. O órgão recomendou evita o uso da estrada até que as medidas adequadas sejam tomadas para reparar os danos.

Em vídeo postado nas redes sociais, a prefeita Lúcia Lacerda mostrou a situação nas proximidades da estrada que leva para Curral das Pedras e para o Sítio das Onças, na zona Rural de Pimenteiras. A água passa por cima da estrada em uma correnteza forte, o que torna bastante arriscada a travessia. “O açude [Pantanal] está correndo risco de arrombar e quem estiver vindo na estrada do Sítio da Onça, a água está por cima. Quem vier do Sítio da Onça e de Curral das Pedras para Pimenteira, não venha”, pede Lúcia Lacerda.

A situação é preocupante não só no Açude Pantanal e na estrada que leva ao Curral das Pedras. As localidades Tapera e Torres estão em alerta devido às chuvas intensas que caem na região e a estrada que leva a estes locais está alagada. A Prefeitura de Pimenteiras recomendou a quem passa pelo local, que dirija com cautela devido à condição da via.

Em Agricolândia, 30 famílias estão desabrigadas após lagoa transbordar

No município de Agricolândia, a chuva também tem causado uma série de transtornos. Nesta quinta-feira (11) A Lagoa da Baixa, localizada na zona Rural do Município, transbordou e acabou alagando as casas no entorno. Pelo menos 30 famílias ficaram desabrigadas em razão do transbordamento da lagoa.

Em Agricolândia, 30 famílias estão desabrigadas após a Lagoa da Baixa transbordar - (Reprodução/Instagram) Reprodução/Instagram
Em Agricolândia, 30 famílias estão desabrigadas após a Lagoa da Baixa transbordar

A situação dos municípios do interior do Piauí em razão das fortes chuvas tem sido acompanhada com atenção pelas autoridades de Defesa Civil e a Associação Piauiense dos Prefeitos Municipais (APPM). Em conversa com o Portalodia.com o presidente da APPM, Toninho da Caridade, destacou que a entidade orientou os prefeitos a manterem registros de todos os fenômenos e desastres naturais que atingirem seus municípios de modo a traçar ações de amenização e mitigação.

“Tem chovido bastante, temos muita degradação por causa da chuva, muitos casos de afogamentos, algo que não é esperado, que é da natureza, mas com o qual temos que lidar. A APPM orienta os gestores a registrar todos os sinistros que ocorrem dentro dos seus municípios para eles demonstrarem as perdas que estão tendo. Perdem produções agrícolas, perde a agricultura familiar, a questão das estradas, os dias letivos dos alunos, médicos que não podem ir para a zona Rural”, diz Toninho da Caridade.

Toninho da Caridade é presidente da APPM - (Reprodução) Reprodução
Toninho da Caridade é presidente da APPM

Ele finaliza afirmando que a APPM tem atuado junto aos prefeitos de forma preventiva aos desastres causados pelas chuvas.

_________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.