Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dia 2 de julho: Dia Nacional do Bombeiro

Data foi instituída em 1954 e homenageia os heróis de farda

02/07/2024 às 10h34

O Dia do Bombeiro Brasileiro (ou Dia Nacional do Bombeiro), celebrado em 2 de julho, homenageia a profissão dos heróis que arriscam vidas para proteger pessoas, desastres naturais, as florestas do risco de incêndios, desabamentos, e outras emergências. Além de combater incêndios, os bombeiros prestam serviços para a sociedade com eventos educativos,sociais e palestras. A data marca a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro, em 1856, sob o comando do major João Batista de Morais Antas.

Dia 2 de julho: Dia Nacional do Bombeiro - (Foto: Najra Nunes) Foto: Najra Nunes
Dia 2 de julho: Dia Nacional do Bombeiro

Origem do Dia do Bombeiro Brasileiro

A profissão de bombeiro é uma das mais antigas e respeitadas do mundo. Em 1856, no Rio de Janeiro o Imperador Dom Pedro II assinou o decreto que criava o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, o marco inicial da corporação no país. A escolha do dia 2 de julho para celebrar o Dia do Bombeiro Brasileiro não foi por acaso. A data homenageia a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 1856, no Rio de Janeiro, sob o comando do major João Batista de Morais Antas. Oficialmente, o dia do bombeiro brasileiro foi instituído pelo decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Dia 2 de julho: Dia Nacional do Bombeiro - (Foto: Najra Nunes) Foto: Najra Nunes
Dia 2 de julho: Dia Nacional do Bombeiro

Ao Portal O Dia, Tenente-coronel Najra Nunes, conta que foi incentivada a escolher a profissão por motivação do seu pai, que também é bombeiro, então ao final do ensino médio ela fez o concurso e hoje divide espaço entre os corredores da corporação com seu pai. Os maiores desafios segundo a Coronel é dar conta de tantas atribuições no quartel e na vida pessoal e conta detalhes com o Corpo de Bombeiros do Piauí está atualmente. ⁠"Estamos em crescimento e melhoramento nesses últimos 2 anos. O que mais nos falta é o efetivo, que aumentará com a chegada dos novos soldados que estão em formação, explica a Major.

Telefone dos bombeiros

Atualmente, o telefone do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí é o 193. A corporação deve ser acionada apenas em casos de necessidades reais, sem trotes ou alarmes falsos. Se estiver apresentando alguma instabilidade a população deve acionar os serviços através do 190, que é o contato da Polícia Militar, ou por mensagens para o Comando Operacional da Instituição pelo número (86) 98851-1741.

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Iris Sales, especial para O DIA, com edição de Ithyara Borges