Os dois principais candidatos a Prefeitura de Piripiri estão com as candidaturas indeferidas pela Justiça Eleitoral. Jôve Oliveira, que concorre a reeleição pelo PT, e Luiz Menezes, do PSD, enfrentam problemas relacionados a situação partidária de siglas aliadas. Os dois apresentaram recursos e seguem fazendo campanhas normalmente até uma decisão final.
O juiz Antônio Oliveira, da 11ª Zona Eleitoral de Piripiri, indeferiu o pedido de candidatura da prefeita Jôve Oliveira (PT), pela coligação “Unidos por Amor a Piripiri”, composta pela federação Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV), bem como os partidos Progressistas e PDT.
Conforme o MPE, o pedido de impugnação, acatado pela Justiça Eleitoral, foi baseado em um documento que o PCdoB não havia regularizado a prestação de contas do partido referentes ao ano de 2020, o que resultou na suspensão do órgão partidário.
A mesma situação ocorre com Luiz Menezes, que está no PSD. O Solidariedade e o Republicanos não haviam publicado a regularização das contas partidárias de 2019. A decisão partiu do mesmo magistrado.
A defesa de cada candidato apresentou argumentos semelhantes, afirmando que a situação já foi corrigida e que não podem ser prejudicadas pela demora da Justiça Eleitoral em analisar os documentos.
Com informações de Ezequiel Araújo.