Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Olimpíadas 2024: Brasil conquista bronze no judô por equipes

Com essa conquista, o Brasil iguala o número de medalhas conquistadas no judô em Londres 2012

03/08/2024 às 12h18

 - ()

Neste sábado (3), a seleção brasileira garantiu a medalha de bronze na disputa por equipes mistas, ao vencer a Itália por 4 a 3 na luta decisiva. Este é o primeiro pódio do país na categoria, que fez sua estreia no programa olímpico em Tóquio 2020.

Olimpíadas 2024: Brasil conquista bronze no judô por equipes - (Foto: Miriam Jeske/COB) Foto: Miriam Jeske/COB
Olimpíadas 2024: Brasil conquista bronze no judô por equipes

A jornada do Brasil na competição por equipes começou com uma vitória sobre o Cazaquistão, com o placar de 4 a 2. Em seguida, a equipe brasileira enfrentou a Alemanha e perdeu por 4 a 3, sendo direcionada para a repescagem. Na repescagem, a seleção brasileira superou a Sérvia por 4 a 1, garantindo a vaga na disputa pelo bronze contra a Itália.

O duelo contra os italianos foi marcado por lutas intensas e emocionantes. Rafael Macedo, na categoria até 90 kg, iniciou a disputa com uma vitória crucial, aplicando um ippon em Christian Parlati no início do golden score. Na sequência, a campeã olímpica Bia Souza demonstrou sua habilidade ao vencer Asya Tavano (+70kg) com uma imobilização rápida, em menos de um minuto.

No terceiro combate, Leonardo Gonçalves enfrentou Gennaro Pirelli (+90kg) e foi derrotado por um waza-ari após mais de 3 minutos no golden score. A quarta luta foi favorável para o Brasil, com Rafaela Silva vencendo Veronica Toniolo (até 57kg) por imobilização após uma queda eficaz.

A competição seguiu com o medalhista de prata Willian Lima, que encontrou resistência de Manuel Lombardo (até 73kg) e acabou derrotado no golden score. No penúltimo combate, Ketleyn Quadros, bronze em Pequim 2008, lutou contra Savita Russo (até 70kg). A brasileira aplicou um waza-ari cedo, mas foi superada por um ippon quando restavam apenas 20 segundos de luta.

Com o placar empatado em 3 a 3, a decisão ficou para a luta desempate entre Rafaela Silva e Veronica Toniolo (até 57kg). A campeã olímpica de Rio 2016derrotou rapidamente a adversária italiana, garantindo o bronze para o Brasil e selando a primeira conquista do país na disputa por equipes mistas do judô.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Nathalia Amaral