O candidato a prefeito de Teresina pelo partido Unidade Popular, Santiago Belizário, foi o entrevistado na última semana no jornal O DIA NEWS, que foi apresentado pela jornalista Edna Maciel, na O DIA TV. Na ocasião, o jovem estudante de História criticou o que chamou de privatização dos espaços e serviços públicos municipais de Teresina que segundo ele, impede o teresinense de ter acesso a serviços básicos.
“Vivemos hoje a lógica da privatização. Água, energia, saneamento, transporte, até o acesso aos parques hoje é cobrado do cidadão. Sem contar que serviços de saúde e educação são incentivados para que paguem por plano de saúde e escolas particulares para que tenham acesso a qualidade. Precisamos mudar essa lógica, que necessita ser a de acesso livre a todos os cidadãos”, explicou o candidato.
Belizário citou que é preciso incentivar a moradia no centro da cidade, mudando também a lógica aplicada pelo governo federal no programa Minha Casa, Minha Vida, que colocou cidadãos a quilômetros de distância dos centros, na periferia das cidades. Ele explicou que além de enviar os cidadãos para longe, aumenta o custo do transporte, infraestrutura e construção de escolas, creches, unidades de saúde e outros equipamentos.
O candidato também falou sobre políticas de habitação e citou a necessidade de uma atuação coordenada para reduzir a quantidade de pessoas em situação de rua em Teresina. “Temos imóveis abandonados que precisam cumprir sua função social, serem destinados a habitação social, focar no acolhimento as 30 mil famílias que vivem de favor ou sem condições de pagar aluguel”, citou.
Durante a entrevista, Santiago Belizário citou a proposta de criação de uma empresa pública para operar o transporte coletivo em Teresina. Além disso, o candidato lembrou que é preciso garantir a eventos culturais por toda a cidade, descentralizando as políticas de lazer para todos os públicos da cidade.