A campanha de vacinação contra a gripe em Teresina será ampliada a partir desta segunda-feira (28), com a inclusão de novos grupos prioritários. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) anunciou que puérperas, indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, comorbidades, professores, profissionais dos Correios, forças armadas, segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários e pessoas em situação de rua devem procurar os postos para se vacinar.
LEIA TAMBÉM

A campanha de vacinação contra a gripe foi iniciada no dia 7 de abril, com o foco em idosos, gestantes e crianças de seis meses a menores de seis anos. Para esses grupos, a FMS estabeleceu a meta de vacinar 129.786 idosos, 8.564 gestantes e 75.914 crianças de seis meses a menores de seis anos. Até o momento, 29.332 doses foram aplicadas, e a vacinação continua para esses grupos, que devem procurar os postos para garantir a imunização.
Para receber o imunizante, é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Nacional do SUS ou CPF. Crianças devem levar a caderneta de vacinação também.
Locais de vacinação
Além das Unidades Básicas de Saúde (UBS), a vacina está disponível nos seguintes locais:
Terça a sexta-feira (13h às 18h) e sábado (10h às 20h):
- Edifício garagem, estacionamento G3 do Teresina Shopping.
De segunda a sexta-feira (8h às 12h e 13h às 17h):
- Maternidades municipais.
- Centro Integrado Lineu Araújo.
- Posto médico-odontológico do CTT/UFPI.
- Hospital da Polícia Militar.
- Hospital Infantil Lucídio Portela.
Sintomas da gripe
A gripe é uma infecção viral que afeta principalmente o sistema respiratório. O vírus é transmitido principalmente através do contato com gotículas respiratórias de pessoas infectadas, que são liberadas quando elas falam, tossem ou espirram.
Também é possível contrair o vírus ao tocar superfícies contaminadas e depois levar as mãos ao rosto. A transmissão pode ocorrer mesmo antes de os sintomas se manifestarem e até aproximadamente uma semana após o início da doença.
Seus sintomas comuns incluem febre, calafrios, tosse, congestão nasal, dores musculares e fadiga. Geralmente, a gripe é mais grave do que o resfriado comum e pode levar a complicações sérias, especialmente em grupos de risco.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.