Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Brigadistas morrem em combate a incêndio em Uruçuí

Edinelson Maciel de Oliveira e José Almir Portugal faziam parte da Brigada de Uruçuí e combatiam grande incêndio florestal que atingiu vegetação do município.

24/09/2024 às 08h26

24/09/2024 às 16h18

Dois brigadistas morreram durante ações de combate a um incêndio florestal de grandes proporções na cidade de Uruçuí, no Sul do Piauí. De acordo com o 10º Batalhão da PM, responsável pela região, as vítimas foram identificadas como José Almir Portugal, que veio à óbito na tarde de segunda-feira (23) ainda no local dos incêndios, e Edinelson Maciel de Oliveira - que chegou a ser encaminhado para o Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde (HRSDA), mas não resistiu e morreu na manhã desta terça-feira (24).

Brigadistas morrem em combate a incêndio em Uruçuí - (Reprodução) Reprodução
Brigadistas morrem em combate a incêndio em Uruçuí

O Coronel Hortêncio, da PM de Uruçuí, informou ao Portal O Dia que José Almir foi encontrado horas depois dentro da mata, com o corpo carbonizado. Ainda não há laudo de confirmação da causa da morte do segundo brigadista, porém as queimaduras severas decorrentes do trabalho de combate aos incêndios são apontados como a causa da morte de Edinelson.

O soldado Jota Monteiro, do 10º Batalhão da PM, informou o falecimento da segunda vítima nesta terça. “Um, já foi levado do local pelo IML e o outro foi hospitalizado, mas veio a óbito pela manhã cedo”, informou. 

O prefeito de Uruçuí Wagner Coelho manifestou pesar pelo falecimento dos dois brigadistas em postagem nas redes sociais. O chefe do executivo municipal falou em "legado de coragem e determinação" e citou "dedicação" dos profissionais.

O Corpo de Bombeiros do Piauí emitiu uma nota lamentando a morte dos brigadistas e reiterou os riscos inerentes à profissão. “Lamentamos profundamente a perda desses dois homens de Uruçuí. Só nós e Deus sabemos os riscos que enfrentamos a cada foco de incêndio, a cada ocorrência. Diante dessa tragédia, fica a reflexão de que precisamos da colaboração da população e que, principalmente, não somos heróis", afirmou o coronel José Veloso, subcomandante Geral dos Bombeiros Militares do Piauí.

Somente este mês, o estado do Piauí já registrou quase 3 mil focos de incêndio, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Esse cenário reforça a urgência do combate aos incêndios, que envolvem diretamente bombeiros militares e brigadistas. 

Somente este mês, o estado já registrou quase 3 mil focos de incêndio - (Divulgação/Corpo de Bomebeiros) Divulgação/Corpo de Bomebeiros
Somente este mês, o estado já registrou quase 3 mil focos de incêndio

Conforme o capitão dos Bombeiros Militares e responsável pelas visitas in loco, William Bogéa, o Corpo de Bombeiros intensificou visitas e treinamentos das brigadas municipais para enfrentar os incêndios, especialmente nas regiões mais afetadas. As Equipes de Especialistas em Combate a Incêndios Florestais, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), monitoram os focos e treinam novos brigadistas.

"As visitas continuam ao longo desta semana, abrangendo cidades da região Sul e Sudoeste do Estado, como nas proximidades de Picos, onde nossos oficiais realizam todas as ações previstas no acordo. Isso inclui palestras, treinamentos, e, em parceria com a Semarh, certificamos as brigadas como aptas a atuar com os equipamentos e estratégias adequadas", destaca o capitão dos Bombeiros Militares e responsável pelas visitas in loco, William Bogéa.

Confira as notas de pesar do prefeito de Uruçuí

"Expresso minhas profundas condolências aos familiares e amigos neste momento de dor. Que Deus possa receber José Almir Portugal de braços abertos, honrando seu legado de coragem e determinação como brigadista municipal. Estamos todos unidos no luto e na solidariedade", postou.

Em outra mensagem, Wagner escreveu: "Mais uma perda dolorosa confirmada esta manhã: o brigadista municipal Edinelson Maciel faleceu devido a queimaduras severas. Expressamos nossas sinceras condolências à sua família e amigos. Que sua coragem e dedicação sejam sempre lembradas".

Uruçuí não possui equipe do Corpo de Bombeiros

Mesmo sendo uma das cidades mais importantes do Sul do Estado, Uruçuí não possui equipe do Corpo de Bombeiros. Com uma população estimada em 25.203 habitantes segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, cabe à Brigada Municipal controlar incêndios na cidade.


Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.