Um motorista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Timon (MA) foi atacado enquanto realizava um atendimento na quarta-feira (6). De acordo com informações apuradas pelo O DIA, a equipe foi acionada para socorrer uma pessoa que estaria em estado depressivo. Ao descer da ambulância, o motorista de 54 anos foi surpreendido e agredido com pedras e uma faca. Ele sofreu fraturas nos braços e na face.
“Foi repassado ao COPOM que um indivíduo tinha agredido sua esposa em surto psicológico e que o SAMU foi acionado. Ele estava com duas facas e acabou lesionando o motorista da ambulância no braço”, explicou o Capitão Odisley Silva.
Após ser ferido, o motorista precisou se abrigar em um terreno próximo, onde foi encontrado pela colega de equipe e pela Polícia Militar, acionada pela técnica de enfermagem que estava com ele. Sem sinal de telefonia no local para pedir ajuda, a profissional precisou assumir a direção da ambulância e dirigir até encontrar uma viatura policial.
A equipe do Samu foi enviada ao local com uma ambulância básica, composta apenas por motorista e técnico de enfermagem, pois as informações iniciais indicavam que o paciente estava em estado depressivo. Em casos de surto, no entanto, o protocolo prevê o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal para garantir a segurança da equipe.
A guarnição da Força Tática chegou a ser acionada, mas não conseguiu localizar o indivíduo. O motorista encontra-se internado no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), onde aguarda cirurgia.
O que fazer em caso de surto psicótico?
Em casos de surto psicótico, é necessário buscar ajuda especializada o mais rápido possível. O acompanhamento de um psiquiatra é importante para orientar o tratamento e evitar que o quadro piore.
Algumas dicas para lidar com um surto psicótico são:
- Evite confrontar a pessoa ou discutir com ela.
- Não a segure à força, pois isso pode aumentar o estresse.
- Mantenha a calma, mostrando empatia e compreensão.
- Não tente contrariá-la ou convencê-la de algo; isso pode intensificar a crise.
- Se houver sinais de violência, chame o SAMU (192) ou o Corpo de Bombeiros (193).
- Se houver uso de armas, acione a polícia.
- Se não houver sinais de violência, mas houver delírios, alucinações ou confusão, verifique se a pessoa está tomando a medicação corretamente.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.