Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Três cidades no interior do Piauí ficarão sem água nesta segunda (23); veja quais

As paradas programadas no fornecimento pela Agespisa são para manutenções na rede de distribuição.

23/09/2024 às 08h48

23/09/2024 às 08h48

Pelo menos três cidade no interior do Piauí ficarão sem água nesta segunda-feira (23) em razão da interrupção do fornecimento pela Agespisa para realização de serviços na rede de distribuição. São dois municípios na região Sul do Piauí e um localizado no litoral piauiense.

Três cidades no interior do Piauí ficarão sem água nesta segunda (23); veja quais - (Arquivo O Dia) Arquivo O Dia
Três cidades no interior do Piauí ficarão sem água nesta segunda (23); veja quais

Confira abaixo as cidades onde faltará água nesta segunda (23) no interior do Piauí:

Parnaíba: falta água em Parnaíba desde as 6h e até as 14h o fornecimento deverá seguir suspenso. Isto porque a Agespisa está fazendo a correção de um vazamento na rede de distribuição na Avenida Padre Raimundo José Vieira. Ao todo, oito bairros são afetados: Centro, São José, São Francisco, Pindorama, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora de Fátima, Nova Parnaíba e Bebedouro.

Uruçuí: a cidade de Uruçuí está sem água desde as 8h por conta do serviço de drenagem que está sendo executado pela Prefeitura. Três bairros são atingidos: Centro, Malvinas e Água Branca. A previsão é que o fornecimento seja normalizado quando o serviço for concluído.

Picos: uma falha no funcionamento do poço nº 26, no bairro Conduru, afeta o fornecimento de água nos bairros mais distantes e mais altos como Medalha Grande, Paraibinha e Pedrinhas. A Agespisa está providenciando a substituição do equipamento para retomar o funcionamento do poço.

Desligamentos programados

Diariamente, a Companhia de Águas e Esgotos do Piauí, a Agespisa, suspende o fornecimento de água em determinadas regiões para que sejam feitos reparos e manutenções na rede de distribuição. Entre os serviços estão a correção de vazamentos visíveis e ocultos, troca de equipamentos queimados e ampliação da rede, quando necessário.

Vale lembrar que os desligamentos programados do fornecimento são previamente informados pela Companhia para que os moradores das cidades afetadas possam se programar. A Agespisa conta com canal de atendimento no Whatsapp pelo número (86) 3198-0150. Através dele, é possível ter acesso à segunda via da conta, ao extrato de débito, à certidão negativa e solicitar serviços como correção de vazamentos, revisão de contas, religação, entre outros.

A Agespisa atende aos municípios do interior do Piauí e regiões na zona Rural de Teresina. A zona metropolitana da capital é, desde 2017, competência da Águas de Teresina.

O que fazer em caso de falta de água?

Em caso de falta de água, é importante tomar algumas medidas para lidar com a situação da melhor forma possível:

  • Economize água: Enquanto aguarda a resolução do problema, adote práticas de economia de água. Evite lavar roupas e louças desnecessariamente, tome banhos mais curtos, feche as torneiras completamente ao escovar os dentes ou lavar as mãos e evite desperdícios.
  • Armazene água: Se possível, armazene água potável para uso doméstico em recipientes limpos e seguros. Isso pode ser especialmente importante em áreas onde interrupções no fornecimento de água são comuns.
  • Use água de forma consciente: Priorize o uso da água para atividades essenciais, como beber, cozinhar e higiene pessoal. Considere reutilizar água cinza (de lavagem de roupas, por exemplo) para fins como regar plantas ou limpar pisos.
  • Mantenha-se informado: Acompanhe as atualizações fornecidas pelas autoridades locais e pela companhia de água para saber sobre o progresso na resolução do problema e quaisquer orientações adicionais para lidar com a situação.

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.