Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dia Mundial da Água: veja dicas de como economizar na conta de água

Nesse Dia Mundial da Água, o portal O Dia traz dicas de como economizar na conta de água

22/03/2024 às 10h19

22/03/2024 às 10h19

O Dia Mundial da Água celebrado nesta sexta-feira (22) enfatiza a importância da racionalização na hora de consumir a substância que é vital para todos os seres vivos do planeta. Muito além da economia nos gastos mensais com a conta de água, reduzir o desperdício hídrico é crucial, pois dela a sociedade depende nos mais abrangentes setores importantes para a sobrevivência como na produção de alimentos, agricultura e geração de energia.

Dia Mundial da Água: veja dicas de como economizar na conta de água - (Reprodução Pixa BAY) Reprodução Pixa BAY
Dia Mundial da Água: veja dicas de como economizar na conta de água

A cada ano que se passa, o consumo individual de água nas residências tendem a aumentar e consequentemente a conta de água também. Para fugir das altas taxas, algumas práticas de consumo devem fazer parte da rotina daqueles que desejam economizar no final do mês. Nesse Dia Mundial da Água, o portal O Dia traz dicas de como economizar na conta de água.

Dia Mundial da Água: economize para gastar menos

Adotando essas medidas, você pode reduzir significativamente o consumo de água e, consequentemente, economizar na conta mensal:

  • Reparar vazamentos: Procure e corrija qualquer vazamento em torneiras, tubulações e sanitários. Mesmo pequenos vazamentos podem resultar em desperdício significativo de água ao longo do tempo.
  • Instalar dispositivos economizadores de água: Utilize torneiras com aeradores e chuveiros que impedem vazamento para reduzir o consumo de água sem comprometer a pressão.
  • Reutilizar água: Use água de chuva para regar plantas e jardins, e reutilize a água utilizada na lavagem de vegetais para regar as plantas.
  • Tomar banhos mais curtos: Diminua o tempo no chuveiro para economizar água.
  • Optar por descargas econômicas: Instale descargas de baixo fluxo nos vasos sanitários ou coloque uma garrafa cheia de água no tanque para reduzir a quantidade de água utilizada em cada descarga.
  • Irrigação eficiente: Regue plantas e gramados no início da manhã ou no final da tarde para minimizar a evaporação e garantir uma absorção mais eficaz.
  • Escolher plantas nativas e resistentes à seca: Na jardinagem, opte por plantas que requerem menos água e são adequadas ao clima local.
  • Monitorar o medidor de água: Fique de olho no medidor de água para detectar vazamentos ou picos de consumo não planejados.
  • Educando sobre o uso consciente: Promova práticas de uso eficiente da água entre os membros da família ou colegas de casa.

___

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

Com edição de Ithyara Borges