Criptomoedas passam longe de ser preto no branco quando falamos sobre em quais delas investir. São milhares de opções no mercado, e para quem está começando agora, fica ainda mais intimidador.
O primeiro passo é ter em mente que é uma aplicação de alta volatilidade, especialmente porque não há controle centralizado, lastro nem nada do tipo. Por meios digitais, qualquer um com acesso aos ativos pode receber e enviar moedas desse tipo sem controle externo. E é preciso acompanhar muito de perto, ficando atento à conversão btc a dólar para encontrar possíveis oportunidades.
Sobre segurança: não se preocupe. Todas as operações são registradas em um banco de dados digital, o qual funciona através de tecnologia blockchain, um conjunto de informações que são conectadas por meio de criptografia – eis o motivo do nome “criptomoeda”.
Desse modo, as várias operações e transações financeiras são executadas de maneira segura no mundo inteiro, a todo instante. Esse é apenas o topo do iceberg do assunto, porém as cripto vão muito além disso, e é que veremos a seguir.
As principais criptomoedas em 2024
Ao analisarmos as criptomoedas que mais estão se destacando hoje, levando em conta determinados fundamentos, podemos listar quais podem ser chamadas de mais importantes. Vejamos abaixo os grandes destaques do mercado de criptomoedas hoje.
Ethereum (ETH)
Uma das mais conhecidas criptomoedas do mercado criada em 2015 é uma das mais promissoras. Importante quando falamos em finanças descentralizadas como empréstimos, investimentos e outros serviços financeiros.
Arbitrum (ARB)
A criptomoeda arbitrum lançada em 2023 se tornou em um prazo bastante curto uma das 50 maiores criptomoedas e tem potencial de ir ainda mais longe.
Tether (USDT)
A Tether (USDT) é uma stablecoin amplamente aceita pelos investidores que desejam um pouco mais de segurança, pois ela é exceção entre as criptomoedas: está atrelada ao dólar americano. É ainda uma opção volátil, mas mais estável, e por isso traz pouco mais de segurança e confiança aos usuários.
Ronin (RON)
A Ronin opera a partir da blockchain do Ethereum e possui uma plataforma blockchain além de acessível e muito eficiente no desenvolvimento de jogos. A Ronin tem taxas de transação bastante mais baixas se comparamos com outras blockchains, o que é perfeito para quem deseja reduzir custos.
Aave (AAVE)
Trata-se de um protocolo de finanças descentralizadas que opera dentro da rede da Ethereum. Os usuários podem, assim, realizar empréstimos entre eles sem intermediários ou controle externo indesejado.
Solana (SOL)
Concorrente direta da Ethereum, a Solana está entre as criptomoedas que mais se valorizaram em 2023, e foi idealizada sobre uma rede blockchain que é capaz de ter altos níveis de desempenho.
Ondo Finance (ONDO)
Ondo Finance é uma plataforma de produtos financeiros tokenizados atuante na área de finanças descentralizadas. Hoje a empresa é uma referência em títulos tokenizados. Também conta com o token ONDO nativo, uma das preferências dos investidores pela sua valorização.
Ripple (XRP)
Ripple refere-se a uma solução de pagamentos utilizada por bancos e empresas de grande porte. Em geral, oferece mais velocidade nas transações, reduzindo os custos de quem opera.
Cardano (ADA)
Bem conhecida no mercado desde sua fundação em 2015, por um dos fundadores do Ethereum, Cardano funciona como uma alternativa de criptoativos em países onde existem dificuldades de acesso aos bancos tradicionais.
Dogecoin (DOGE)
A Dogecoin é considerada uma memecoin, já que foi baseada, claro, num meme bastante popular. Ela também é amplamente conhecida e usada no mercado, isso por contar com uma comunidade engajada e ativa. Com um código-fonte aberto, a Dogecoin permite que qualquer programador tenha acesso a ela de maneira livre.
A ideia desde seu surgimento foi de facilitar o acesso à tecnologia das moedas digitais e principalmente se tornar um ativo com um valor acessível a todas as pessoas.
Shiba Inu (SHIB)
A Shiba Inu (SHIB) criada em 2020 é mais uma memecoin, tal como a Dogecoin. A origem do nome vem de uma raça japonesa de cachorros. Com uma comunidade forte ela cresceu rapidamente e se tornou popular, além disso passou a ser aceita pelos comerciantes e hoje faz parte de várias plataformas de pagamento.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.