O Barcelona venceu o Osasuna por 2 a 0, nesta quinta-feira (11), e vai encarar o Real Madrid na decisão da Supercopa da Espanha no próximo domingo (14). O atacante Lewandowski e o jovem Lamine Yamal, que sairam do banco de reservas, anotaram os gols da vitória do Barça na Arábia Saudita.
O Real Madrid já havia conquistado a vaga para a final ao vencer o Atlético de Madrid na última quarta-feira (10), e garantiu seu lugar na decisão. Na história do gigante confronto espanhol em decisões, são 10 títulos para os madrilenhos e seis para os catalães. Mas levando em consideração somente a Supercopa da Espanha, a vantagem é de goleada por 6 a 2.
O jogo
No primeiro tempo, a maior parte das grandes oportunidades eram do Barça. Mas o Osasuna veio com uma defesa fechada. À medida que o jogo avançava, o Osasuna, inicialmente nervoso, começou a se acomodar cada vez mais no jogo. O Barça já não tinha um controlo tão forte da partida.
Mas tudo mudou quando Ilkay Gundogan passou a bola para Robert Lewandowski e, embora o polonês estivesse bem marcado, ele conseguiu encontrar espaço para chutar. 1 a 0 para o Barcelona. A sua finalização foi mais do que digna da ocasião e o Barça finalmente marcou um gol.
O Osasuna, em busca do seu primeiro grande troféu e desesperado para prolongar a sua estadia na Arábia Saudita foi para o tudo ou nada e desejou mais voltar ao jogo. Mas o Barça manteve-se bem e acabou marcando o segundo gol quando o tempo regulamentar já havia terminado. Final 2 a 0 e Barcelona na final da Supercopa da Espanha.
"É sempre especial jogar uma final contra o Real Madrid. Eles estão em boa forma e jogaram muito bem na meia-final contra o Atlético", disse Deco sobre o adversário de domingo. Sobre a forma do Barça, o antigo internacional português, nascido no Brasil, acrescentou: "Jogámos bem frente ao Osasuna. Estamos num momento importante e precisamos de estar seguros na forma como jogamos", disse Deco, diretor esportivo do Barcelona.
Lesão de Raphinha
Exames realizados no jogador titular Raphinha revelaram que ele está com lesão no músculo bíceps femoral da coxa esquerda. Ele não está disponível para seleção e sua recuperação ditará seu retorno.
O atacante brasileiro se machucou ainda no primeiro tempo da vitória por 2 a 0 sobre o Osasuna, pela semifinal da Supercopa da Espanha, e foi substituído por Lamine Yamal. O jogo em Riad foi a 20ª participação de Raphinha nesta temporada, na qual marcou quatro gols.