Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

J.K. Rowling diz que “não vai perdoar” atores de Harry Potter por apoiarem a causa trans

Autora da saga Harry Potter disparou comentários contra Daniel Radcliffe e Emma Watson por se posicionarem em defesa dos direitos das pessoas trans.

11/04/2024 às 16h51

A autora britânica J.K. Rowling, conhecida mundialmente pela criação da saga Harry Potter, gerou polêmica ao disparar críticas contra os atores Daniel Radcliffe e Emma Watson, intérpretes dos personagens Harry Potter e Hermione Granger nos filmes da série. A polêmica teve origem na quarta-feira (10), em comentários feitos por Rowling em resposta a seguidores em seu perfil no X (antigo Twitter).

J.K. Rowling diz que “não vai perdoar” atores de Harry Potter por apoiarem a causa trans - (Reprodução/X) Reprodução/X
J.K. Rowling diz que “não vai perdoar” atores de Harry Potter por apoiarem a causa trans

Tudo começou quando um usuário trouxe à tona o posicionamento dos atores em apoio à comunidade trans. Em resposta, Rowling expressou sua desaprovação, sugerindo que não iria perdoá-los por defenderem os direitos das pessoas trans.

A autora argumentou que celebridades que endossam movimentos que, segundo ela, ameaçam os direitos das mulheres e apoiam a transição de menores devem dirigir suas desculpas para aqueles que "detransicionaram" e para mulheres vulneráveis que dependem de espaços segregados por sexo.

"Celebridades que aderiram a um movimento que pretende erodir os direitos duramente conquistados pelas mulheres e que usaram as suas plataformas para aplaudir a transição de menores podem guardar as suas desculpas para os 'destransicionários' traumatizados e para as mulheres vulneráveis que dependem de espaços do mesmo sexo", escreveu a autora.

Essa não é a primeira vez que J.K. Rowling se envolve em controvérsias relacionadas à comunidade LGBTQI+. Suas declarações anteriores já foram criticadas por serem consideradas transfóbicas.

Em 2020, Daniel Radcliffe criticou abertamente a postura de Rowling em relação aos direitos das pessoas trans, afirmando que qualquer declaração contrária à identidade de gênero das pessoas trans apaga sua identidade e dignidade. Emma Watson também reiterou seu apoio à comunidade trans, enfatizando que as pessoas trans merecem viver suas vidas sem serem questionadas ou negadas em sua identidade.

_______

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.