O pivô do Philadelphia 76ers, Joel Embiid, marcou 70 pontos na vitória da equipe sobre o San Antonio Spurs, por 133 a 123, na segunda-feira (22), em duelo válido pela temporada regular da NBA 2023/24, e quebrou o recorde da lenda Wilt Chamberlain, que anotou 68 pontos em uma única partida pelo 76ers em dezembro de 1967.
LEIA TAMBÉM
Em uma noite monumental, Embiid estabeleceu a 12ª maior pontuação de um atleta na história da NBA e foi o nono jogador a alcançar a marca desde que a criação da liga. O camaronês repetiu a atuação colossal de Kobe Bryant, há exatos 18 anos, quando o astro do basquete norte-americano alcançou a marca de 81 pontos pelo Los Angeles Lakers contra o Toronto Raptors.
A partida contra o San Antonio Spurs foi a 21ª consecutiva em que Embiid registra 30 pontos ou mais. O recorde atingido na segunda, no Wells Fargo Center, na Filadélfia, foi construído durante o intervalo de 19 minutos, em uma performance digna do prêmio de Most Valuable Player (MVP) – ou melhor jogador – da temporada anterior da NBA.
Desde Wilt Chamberlain, quase seis décadas atrás, nenhum jogador do Philadelphia 76ers havia superado a marca de 68 pontos em apenas um confronto. O atual pivô da equipe não apenas igualou a pontuação, como a ultrapassou e contabilizou ainda 18 rebotes e cinco assistências.
Graças a Embiid e outras peças como Tyrese Maxey (18 pontos, quatro rebotes e oito assistências), Tobias Harris (14 pontos, dois rebotes e seis assistências) e Nicolas Batum (cinco pontos, oito rebotes e seis assistências), o 76ers engatou a sexta vitória seguida e saltou à terceira colocação da Conferência Leste da NBA, com 29 triunfos conquistados.
Na tabela, o time da Filadélfia está atrás apenas do líder Boston Celtics, com 34 vitórias, e Milwaukee Bucks, com 30. O próximo compromisso do 76ers é fora de casa, contra o Indiana Pacers, na quinta-feira (25), às 21h (horário de Brasília), no Bankers Life Fieldhouse, em Indianápolis, nos EUA.