A final da Copa São Paulo de Futebol Júnior está definida: Corinthians e Cruzeiro irão disputar o troféu da Copinha na quinta-feira (25), aniversário de São Paulo (SP), a partir das 15h30, na Neo Química Arena, estádio do Timão.
LEIA TAMBÉM
O Pacaembu, tradicional sede de decisões anteriores, passa por reformas e não pôde receber o último confronto desta edição. A transmissão ao vivo será realizada por Rede Globo (TV aberta), SporTV (TV fechada), CazéTV (YouTube) e Premiere (pay-per-view).
Nas semifinais, o Corinthians venceu o Novorizontino, por 3 a 0, com três gols de Arthur Sousa, e busca sua 11ª taça em 19 aparições na final da Copinha. Do outro lado, o Cruzeiro superou o Flamengo, por 2 a 1, com gols de Bruno Alves e Gui Meira; Weliton descontou para os cariocas. A Raposa quer conquistar o bicampeonato, já que venceu o torneio pela única vez em 2007.
Maior campeão da Copinha, o Timão liderou o Grupo 10 da competição, com sete pontos, duas vitórias, um empate, sete gols marcados e nenhum sofrido. A chave foi composta, além dos paulistanos, por Marília-SP, Bangu-RJ e Ji-Paraná-RO. Nas fases seguintes, eliminou Guarani (nos pênaltis), Atlético-GO, CRB-AL, América-MG e, mais recentemente, Novorizontino.
Já o Cruzeiro, vice-campeão em outras duas oportunidades (1996, diante do América-MG, e 2002, diante da Portuguesa), também avançou ao mata-mata na primeira colocação do Grupo 28, que contou ainda com Nova Mutum-MT, Capital-TO e União Mogi-SP. Nos duelos eliminatórios, deixou para trás Madureira, Portuguesa, Santos, Coritiba e Flamengo.
O jogo decisivo da Copa São Paulo de Futebol Júnior é único: quem vencer, leva a taça para casa. Se houver empate, a disputa será definida nas cobranças de penalidades, assim como no restante da fase mata-mata.
Formato da Copinha e representantes do Piauí
Ao todo, 128 equipes de base garantiram vaga na Copinha e foram divididas em 32 grupos, dentro dos quais jogaram entre si em três rodadas. As duas primeiras colocadas de cada chave avançaram aos confrontos diretos eliminatórios (com segunda e terceira fases, oitavas e quartas de final, semifinais e final).
A Copinha contou com dois representantes do Piauí: Tiradentes e Picos. O Amarelão da PM se classificou ao conquistar a segunda colocação do Grupo 5. Nos pênaltis, superou a Chapecoense por 5 a 4 e avançou à terceira fase, mas parou diante do Novorizontino, que o goleou por 3 a 0.
Já o Zangão foi eliminado ainda na fase inicial: três derrotas para Vitória (1 a 0), Ibrachina-SP (5 a 0) e CSA-AL (2 a 1) o levaram a amargar a lanterna do Grupo 30.